Continua após publicidade

Bafinho, eu? Os cuidados essenciais para evitar o mau hálito

Anotando tudo em 3, 2, 1...

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2024, 10h08 - Publicado em 7 out 2018, 10h00

O medo de estar com aquele famoso bafinho persegue muitas pessoas, certo? Mas, acredite: com alguns cuidados fica muito mais fácil evitá-lo. A seguir, tire suas dúvidas sobre mau hálito, anote as dicas da CH e se prepare para soltar aquele “aaahhh” de propaganda de creme dental sem medo!

cuidados evitar mau hálito
Gif/Reprodução

O que é?
O mau hálito (também chamado de halitose) não é uma doença, e sim um sinal de que algo incomum está acontecendo no seu organismo. Há mais de 70 motivos por trás do problema e um tratamento para cada um deles. 90% das causas têm origem na boca, tipo má higiene e baixa produção de saliva. Em outros casos, pode significar doenças como sinusite, rinite e até diabete.

Calma, é normal…
…acordar com mau cheiro na boca ou ficar com hálito forte depois de uma refeição bem temperada (oi, alho! rs). Nesses casos, o odor pode levar até cinco horas para ir embora naturalmente pela boca ou pelo nariz. A escovação ou, em momentos de emergência, um chiclete resolvem tudo mais rápido. Se o bafinho persistir, chegou o momento de procurar um dentista para saber o que está rolando.

Continua após a publicidade

cuidados-evitar-mau-halito-1
Foto Acervo/Dedoc

Está rolando comigo?
Infelizmente não conseguimos perceber se o cheiro da nossa boca anda diferente – isso porque o nariz ~se acostuma~ com o odor, processo natural chamado fadiga olfatória. Portanto, é preciso que alguém o sinta. Quem avisa amigo é, já diz o ditado: se a sua BFF está com mau hálito e não sabe, mostre que você se importa e dê aquele toque discreto. Nada de exclui-la do grupo, ok?

Previna-se!
O melhor jeito de evitar o mau hálito é ir ao dentista de seis em seis meses para fazer uma limpeza profunda. Não deixe de passar fio dental (faz muita diferença!) e de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. Lembre-se também de remover a camada esbranquiçada da língua, a saburra, uma das responsáveis pelo problema. Para alcançar toda a região, use um limpador específico.

cuidados-evitar-mau-halito-2
Foto Acervo/Dedoc

Mudança de hábitos
Beber água tem tudo a ver com o hálito! O motivo? A saliva, além conter a formação da saburra, funciona como um detergente na língua, removendo bactérias e resíduos de alimentos. E ela é composta por 99% de… água! Ou seja, corpo hidratado = boca saudável e sem bafinho. Fique de olho na alimentação: mantenha uma dieta saudável e coma de três em três horas para estimular a salivação.

Continua após a publicidade

Quem deu as informações: Marcos Moura, dentista e diretor da Associação Brasileira de Halitose

Publicidade