Aprenda alguns truques para combater e controlar o frizz

Em algumas situações o cabelo arrepiadinho até que fica charmoso (afinal, o visual de praia está com tudo), mas em outras ele é um verdadeiro pesadelo, né? Se sua ideia é se livrar destes fios rebeldes, não desgrude os olhos das nossas dicas!

Por Juliana Costa - Atualizado em 17 ago 2016, 13h35 - Publicado em 6 abr 2014, 12h10
Foto: Christian Parente

1. Segure a mão!

Ok, você passa a mão para arrumar o cabelo, mas, com isso, ajuda a levantar os fios, retira os produtos finalizadores (tipo leave-in antifrizz) e ainda favorece o aumento da oleosidade. Ou seja: colocando tudo isso na balança, é melhor não ficar mexendo!

2. Trate muito!

A hidratação semanal é uma grande aliada para controlar o frizz. Invista nas máscaras que têm pantenol, aloe vera ou ceramidas na fórmula. Cinco minutos no chuveiro e pronto!

3. O calor não é legal…

Secador e principalmente chapinha em excesso podem quebrar o fio e, aí, já viu! O resultado é aquele frizz chatinho. Use estas ferramentas com moderação (deixe a prancha só para ocasiões especiais, por exemplo) e nunca se esqueça de passar um protetor térmico antes.

4. …Mas às vezes pode ajudar

Para quem tem cachos, o difusor é um ótimo acessório para definir a forma e evitar o frizz. Dica: encaixe-o no cabelo e só depois ligue o secador. Desligue-o antes de retirar. Garotas de cabelo liso podem apelar para jatos quentes de secador de cima para baixo, mas sem abusar!

Continua após a publicidade
Foto: Fernando Tomaz

5. Invista nos finalizadores

Os leave-ins, sobretudo aqueles com ação antifrizz (procure por esta propriedade no rótulo) são seus BFFs. Aplique-os no comprimento, nas pontas e passe o que sobrar nas mãos na região da raiz. Assim você foge daquele efeito pesado, sabe?

6. O pente faz diferença

Os modelos de plástico conduzem eletricidade e, por causa disso, pioram o frizz (é a tal da eletrostática das aulas de física). Escolha pentes de madeira e com dentes largos. As escovas de cerdas mistas também funcionam. Ao pentear, faça os movimentos delicados. Primeiro desembarace as pontas para depois escovar a raiz.

7. Não durma no ponto!

Evite ir para a cama com os fios presos. A fórmula para entender o porquê é simples: o atrito do elástico + travesseiro = quebra, embaraço e frizz. Nãããão!

Continua após a publicidade
Publicidade