A evolução das tendências de sobrancelhas ao decorrer das décadas

Relembre a trajetória de estilização dos pelinhos desde 1920 até os dias atuais

Por Adrieny Magalhães Atualizado em 11 mar 2022, 14h04 - Publicado em 12 mar 2022, 10h00

As sobrancelhas são destaque mundo da beleza há algum tempo, o que podemos notar pelas diversas tendências que surgem anualmente, como a sobrancelha descolorida, as soap brows e muitas outras – desde as ousadas até as mais discretas.

Nunca nos divertimos tanto com a liberdade na hora de estilizar os pelinhos, mas, para chegarmos às febres que temos hoje, houve uma grande trajetória… Vem relembrar como as tendências de sobrancelha mudaram com o passar das décadas!

1920-1930

O padrão estético de atrizes, cantoras e dançarinas era muito valorizado nas décadas de 1920 e 1930. Por isso, algumas celebridades da época colocaram em destaque sobrancelhas que eram feitas detalhadamente em designs finos e costumavam ser mais escuras para se destacarem no look.

Foto em preto e branco da cantora e dançarina Josephine Baker com uma fantasia de plumas em 1926.
Tendência de sobrancelha 1920 Gaston Paris/Roger Viollet/Getty Images
Foto em preto e branco de 1933 de uma campanha da Coco Chanel com a foto de uma mulher com o cabelo curto, maquiagem simples e sobrancelha marcada e fina. A modelo olha para a câmera e não sorri
Tendência de sobrancelha anos 30 Mario von Bucovich/ullstein bild/Getty Images

1940

Já em 1940, houve a valorização dos pelinhos e as sobrancelhas começaram a ficar mais grossas e mais próximas do que seria o natural, sabe? Também começamos a vê-las em um formato menos arredondado e mais arqueado.

Retrato da atriz Lauren Bacall nos anos 40. Ela usa um vestido ombro a ombro preto, colar de pérolas, brinco de pérola, cabelo solto e maquiagem simples. Ela olha para o lado e não sorri.

Tendência de sobrancelha anos 40

1950

Os tipos de sobrancelhas em 1950 continaram seguindo o estilo ~naturalzinho~ e, nessa década, a estrela de cinema de Hollywood Marilyn Monroe popularizou um formato ainda mais arqueado. Ela ditava tendências!

Foto da atriz Marilyn Monroe em 1954. Ela está deitada na grama da um parque, usa uma camisa verde, cabelo solto, maquiagem básica com batom vermelho. Ela olha para frente, com a mão no queixo e sorri.
Tendência de sobrancelha anos 50 Baron/Hulton Archive/Getty Images

1960

Em 1960, passamos por uma mudança brusca nos tipos de sobrancelhas preferidas das artistas ao redor do mundo. Provando mais uma vez que a moda é cíclica, a sobrancelha fininha e arredondada fez seu comeback com um destaque ainda maior.

Nesta foto da Twiggy, ainda é possível identificar duas febres que as fashionistas estão usando agora: o delineado banana e os cílios inferiores marcados. Será que a sobrancelha também volta?

Sobrancelhas Twiggy anos 60
Tendência de sobrancelha anos 60 Reprodução/Reprodução

1970

Os anos 70 foram o período no qual a beleza natural passa a ser mais valorizada, o formato natural e mais cheio das sobrancelhas volta a ser um grande destaque. Que tal?

Foto da atriz Farrah Fawcett nos anos 70. Ela está com uma camiseta branca, cabelo solto e maquiagem leve. Ela olha para a câmera e sorri.
Tendência de sobrancelha anos 70 Fotos International/Getty Images
Continua após a publicidade

1980

A preocupação com os pelinhos fora do lugar era praticamente zero nos anos 80. A preferência por sobrancelhas naturais e sem muitos cuidados aumentou, e esse estilo foi febre entre várias famosas.

Brooke Shields nos anos 80. Ela usa uma camiseta e casaco branco, cabelo solto e maquiagem natural. Ela olha para a câmera e sorri.
Tendência de sobrancelha anos 80 Robin Platzer/Getty Images

1990

Uma mudança notável aconteceu nos anos 90, e as sobrancelhas finas e arqueadas dominaram as telinhas nos visuais das atrizes e voltaram a ser a principal opção do momento.

Cena do filme
Tendência de sobrancelha anos 90 CBS/Getty Images

2000

Os anos 2000 seguiu da mesma forma, e as sobrancelhas finas e arqueadas eram favoritas dos ícones de moda da época, como a Jennifer Aniston e a Britney Spears!

Foto da Jennifer Aniston nos anos 2000. Ela usa um vestido preto, cabelo solto e maquiagem leve. Ela olha para o lado e sorri.
Tendência de sobrancelha anos 2000 Ron Galella, Ltd./Wireimage/Getty Images
Foto com close no rosto de Britney Spears com expressão séria e tranças nas laterais da cabeça.
Britney Spears Reprodução/Reprodução

2010

Quem aqui se lembra das sobrancelhas bem definidas e arqueadas de Demi Lovato? Essa foi uma de suas marcas registradas nos anos 2010 e marcou a volta das sobrancelhas mais expressivas.

Demi Lovato no tapete vermelho com o cabelo solto, maquiagem leve e vestido preto.
Tendência de sobrancelha anos 2010 Steve Granitz/WireImage/Getty Images

Atualmente

Hoje temos uma liberdade maior para utilizar a sobrancelha do jeito que desejamos: em seu formato natural, penteada para cima, com os pelos descoloridos… A graça está em usar a criatividade para expressar quem somos, afinal, a sobrancelha também é um artifício incrível para demonstrarmos a nossa identidade!

View this post on Instagram

A post shared by Zendaya (@zendaya)

View this post on Instagram

A post shared by Cecilia Gorgon (@ceciliagorgon)

View this post on Instagram

A post shared by Julia (@oidantas)

View this post on Instagram

A post shared by Giovanna Grigio (@gigigrigio)

E aí, qual estilo de sobrancelha é o seu preferido?

Continua após a publicidade

Publicidade