A durabilidade de cada item de make e os sinais que eles dão quando estão vencidos

Preste atenção nos seus produtos de maquiagem e obtenha o melhor efeito deles

Por Giulia Parca| Fotos: Thinkstock e Reprodução Pinterest Atualizado em 24 ago 2016, 16h20 - Publicado em 17 Maio 2015, 13h07

Ficar de olho na validade do make é essencial para evitar o surgimento de alergias, irritações, vermelhidões e até acne cosmética. Mudanças de cor, perda da consistência e fragrância, e cheiro desagradável são os principais sinais que os produtos dão quando precisam ser aposentados. Saiba quais características você deve ficar de olho e evite esses problemas.


Durabilidade

De forma geral, as maquiagens costumam ter uma validade que varia de 1 a 3 anos – os produtos em pó duram mais e os líquidos menos. Isso não varia de acordo com o tempo de abertura da embalagem. Se, no prazo de validade, a marca garante que o produto está apto para ser usado durante esse período, ele deve manter suas condições no tempo especificado, estando aberto ou não.

Embalagem
A melhor forma de evitar contaminações e uma vida útil menor do produto, é apostando nas embalagens em forma de bisnaga ou pump. Isso evita o contato dos dedos e pinceis com o resto do conteúdo e impede a contaminação por germes e bactérias.

Base
Elas costumam ter uma validade que varia de 1 ano e meio a 3 anos, sendo um dos produtos mais duradouros. As fórmulas líquidas, que tem mais água na composição, costumam durar menos que as outras, já que a água é mais sensível aos fatores externos. Além disso, quanto mais componentes a sua base tiver, como o protetor solar e o hidratante por exemplo, menor será a estabilidade dela também.


Máscara para cílios e delineador

O olho é a região mais sensível do rosto, por isso a validade dos produtos costuma ser menor. Como a maioria das embalagens não permite ver o conteúdo dentro, fique muito atenta ao cheiro. Se ele estiver forte e desagradável, jogue fora já. Outro aspecto que também mostra que é hora de abrir mão da sua máscara ou delineador é a consistência mais grossa, meio seca e até craquelada.

Batom e gloss
Os lábios são a segunda parte mais sensível do rosto, fique muito atenta a qualquer alteração na cor do seu batom. Os produtos com óleo na composição são mais propensos a oxidação e costumam ter vida útil menor. O mesmo acontece com os hidratantes. Fique sempre ligada na validade.

Onde guardar
Tente sempre deixar as suas maquiagens em um ambiente seco, sem luz e umidade. Se for guardá-las no banheiro, coloque-as dentro de uma frasqueira, gaveta ou caixa de madeira, e evite deixá-las em cima da pia ou em caixas transparentes. E lembre-se: como os produtos carregados na bolsa sofrem uma variação maior de umidade e temperatura, a tendência é que eles durem menos.

Quem deu as informações: Dra. Sheila Gonçalves, cosmetóloga e diretora técnica da Medicatriz Dermocosméticos, e Yara Turolla, Engenheira cosmética da PIC Química

E aí, gostou das dicas?

Continua após a publicidade
Publicidade