7 coisas que você precisa saber para lidar com a caspa

Ela afeta bastante gente, mas também não é assim um bicho de sete cabeças, viu?

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2024, 02h10 - Publicado em 20 abr 2019, 10h02

As casquinhas brancas no couro cabeludo vivem te atormentando? Calma, miga, com alguns cuidados simples é possível lidar com a caspa. Veja as dicas que a CAPRICHO separou para você!

dicas lidar caspa
Gif/Reprodução

1. O que é?
Já ouviu falar de dermatite seborreica? É assim que os médicos chamam a caspa. Ela ocorre, principalmente, quando o fungo Malassezia furfur, que existe na pele e no couro cabeludo, se prolifera além do normal. Com isso, há uma inflamação na área e, para combatê-la, nosso sistema imunológico acelera a reprodução celular – e as células mortas viram as tais casquinhas esbranquiçadas.

2. Preste atenção nos outros sinais!
Além da descamação do couro cabeludo, a dermatite seborreica pode causar vermelhidão e coceira por conta da inflamação. Ah, e ela pode aparecer em outras regiões, como sobrancelhas, canto do nariz e atrás das orelhas.

3. Não pule as lavagens
Um tempão sem lavar os fios = aumento da oleosidade da raiz. E este é um dos fatores que influencia a proliferação do fungo (ele se alimenta do sebo!). No inverno, os casos de caspa aumentam justamente porque as pessoas costumam diminuir o número de lavagens do cabelo. Quem tem tendência ao aparecimento de caspa deve evitar fazer isso.

Continua após a publicidade

dicas lidar caspa
Gif/Reprodução

4. Baixe a temperatura
Melhor fugir de banhos quentes demais. A temperatura alta acelera a descamação do couro cabeludo, o que causa mais casquinhas. O ideal é deixar a água morna ou até mesmo fria.

5. Use produtos específicos
O tratamento inclui o uso de xampus anticaspa, que possuem na fórmula ativos que vão controlar o aumento da quantidade do fungo e também substâncias para diminuir a descamação do couro cabeludo. Além disso, em casos mais graves, o dermatologista pode indicar outros medicamentos para controle da oleosidade e diminuição da inflamação. Ah, se não tratada, a caspa pode causar a obstrução dos folículos capilares. Sabe o que isso significa? Queda dos fios!

Continua após a publicidade

dicas lidar caspa
Gif/Reprodução

6. E as ferramentas térmicas?
Temperaturas altas podem piorar a situação – lembra do lance da água quente? O calor acelera a descamação e a caspa aparece. Se der, pegue leve na chapinha e no secador (uma opção é secar apenas as pontas, por exemplo).

7. Fios molhados pedem cuidados
Não durma nem prenda o cabelo molhado. É raro, mas a umidade abafada pode estimular a reprodução do tal fungo, o que tende a acelerar a produção das casquinhas. Eita! Se você tem muita caspa, é bom evitar chapéus e lenços na cabeça. Eles também abafam a raiz e favorecem o aumento da oleosidade.

Quem deu as informações: Mabe Gouveia, tricologista da Clínica Valéria Marcondes; e Tatiana Gabbi, dermatologista do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD. 

Publicidade