7 coisas que você precisa saber para lidar com a caspa

Ela afeta bastante gente, mas também não é assim um bicho de sete cabeças, viu?

As casquinhas brancas no couro cabeludo vivem te atormentando? Calma, miga, com alguns cuidados simples é possível lidar com a caspa. Veja as dicas que a CAPRICHO separou para você!

dicas lidar caspa

 (Gif/Reprodução)

1. O que é?
Já ouviu falar de dermatite seborreica? É assim que os médicos chamam a caspa. Ela ocorre, principalmente, quando o fungo Malassezia furfur, que existe na pele e no couro cabeludo, se prolifera além do normal. Com isso, há uma inflamação na área e, para combatê-la, nosso sistema imunológico acelera a reprodução celular – e as células mortas viram as tais casquinhas esbranquiçadas.

2. Preste atenção nos outros sinais!
Além da descamação do couro cabeludo, a dermatite seborreica pode causar vermelhidão e coceira por conta da inflamação. Ah, e ela pode aparecer em outras regiões, como sobrancelhas, canto do nariz e atrás das orelhas.

3. Não pule as lavagens
Um tempão sem lavar os fios = aumento da oleosidade da raiz. E este é um dos fatores que influencia a proliferação do fungo (ele se alimenta do sebo!). No inverno, os casos de caspa aumentam justamente porque as pessoas costumam diminuir o número de lavagens do cabelo. Quem tem tendência ao aparecimento de caspa deve evitar fazer isso.

dicas lidar caspa

 (Gif/Reprodução)

4. Baixe a temperatura
Melhor fugir de banhos quentes demais. A temperatura alta acelera a descamação do couro cabeludo, o que causa mais casquinhas. O ideal é deixar a água morna ou até mesmo fria.

5. Use produtos específicos
O tratamento inclui o uso de xampus anticaspa, que possuem na fórmula ativos que vão controlar o aumento da quantidade do fungo e também substâncias para diminuir a descamação do couro cabeludo. Além disso, em casos mais graves, o dermatologista pode indicar outros medicamentos para controle da oleosidade e diminuição da inflamação. Ah, se não tratada, a caspa pode causar a obstrução dos folículos capilares. Sabe o que isso significa? Queda dos fios!

dicas lidar caspa

 (Gif/Reprodução)

6. E as ferramentas térmicas?
Temperaturas altas podem piorar a situação – lembra do lance da água quente? O calor acelera a descamação e a caspa aparece. Se der, pegue leve na chapinha e no secador (uma opção é secar apenas as pontas, por exemplo).

7. Fios molhados pedem cuidados
Não durma nem prenda o cabelo molhado. É raro, mas a umidade abafada pode estimular a reprodução do tal fungo, o que tende a acelerar a produção das casquinhas. Eita! Se você tem muita caspa, é bom evitar chapéus e lenços na cabeça. Eles também abafam a raiz e favorecem o aumento da oleosidade.

Quem deu as informações: Mabe Gouveia, tricologista da Clínica Valéria Marcondes; e Tatiana Gabbi, dermatologista do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s