6 dicas para lidar com o suor sem drama

Cheiro forte, manchas nas roupas, maquiagem derretida... Essas situações podem ser evitadas e a CH te conta como!

Por Da Redação 2 mar 2019, 10h01

O verão está bombando. Sol, calor… e suor também, né? Transpirar é normal, miga. E, para te ajudar a lidar com isso, a CH separou algumas dicas bem legais. Vem ver!

  • 1. Higienize a área para amenizar os odores
    O suor pode vir acompanhado de um cheiro forte. Isso acontece, pois a região das axilas é escura e quente, o que facilita a proliferação de bactérias responsáveis pelo odor. Para evitá-lo, use um sabonete antisséptico durante o banho. E esfolie a região com uma bucha vegetal uma vez na semana – ela vai ajudar a retirar células mortas e substâncias que ficam acumuladas.

    britney spears
    Gif/Reprodução

    2. Fique de olho nos produtos
    Versões em spray e roll-on são eficientes, mas, se você se incomoda muito com o cheiro, prefira uma loção antitranspirante. O contato direto da axila com o desodorante pode contaminar a área e diminuir sua ação. Dica: o suor excessivo – em situações extremas – pode ser uma condição chamada hiperidrose. Na dúvida, procure um dermatologista. Se for o seu caso, ele vai indicar o melhor tratamento.

    3. E a alimentação?
    Os hormônios e as emoções também são responsáveis por parte do fluxo de suor. Por isso, é normal suarmos mais quando passamos por situação de estresse. Manter uma alimentação balanceada (comendo frutas, vegetais, proteína e carboidratos) e tomar bastante água, para deixar o suor menos concentrado, vai te ajudar a equilibrar as oscilações do nosso corpo que aumentam a sudorese.

    4. Use roupas de fibras naturais
    Os tecidos sintéticos aquecem a axila e aumentam a transpiração. Prefira modelos de algodão, que facilitam a evaporação do suor na região. Dica: não repita a mesma roupa muitas vezes seguidas, pois as bactérias responsáveis pelos maus odores podem contaminar as peças.

    katy perry
    Gif/Reprodução

    5. Evite manchar as peças
    Os hormônios são, em parte, responsáveis por deixar as roupas manchadas. Porém, a maneira como aplicamos os produtos na axila também pode deixá-las marcadas. Use o antitranspirante e espere ele secar antes de se vestir. Também fique atenta à quantidade de produto aplicada – o excesso pode manchar as peças.

    6. Faça o make durar com produtos certo
    Vai curtir muito o Carnaval? Além das axilas, muitas pessoas se queixam do suor excessivo no rosto. Drama para manter a maquiagem? Bora driblar isso! Antes de preparar a pele, use um sabonete adstringente para limpá-la. Na hora do make, invista em um primer para aumentar a aderência e opte por um BB cream oil-free em vez da base (ele é mais levinho). Aplique um pó matificante para finalizar. Nas ocasiões em que precisa de uma duração power, prefira produtos de longa duração ou à prova d’água.

    Preparada?

    Continua após a publicidade
    Publicidade