5 receitas caseiras para acabar com as olheiras

Fuja do visual urso panda usando ingredientes naturais que você já tem em casa

Por Giulia Parca Atualizado em 17 ago 2016, 12h23 - Publicado em 5 nov 2013, 16h00

Duas coisas podem explicar suas olheiras:

– A genética. O organismo de algumas pessoas está predestinado a acumular mais melanina na região dos olhos, que fica mais escura. Essas olheiras são permanentes, vão piorando com a idade e só são resolvidas de verdade com tratamentos mais sofisticados feitos com produtos clareadores (as mais leves) e laser (as mais pesadas).

– O cansaço, a má alimentação, o cigarro. Esses fatores fazem com que os vasos sanguíneos da região dos olhos fiquem dilatados, deixando a região arroxeada (são, literalmente, as veinhas aparecendo por trás da sua pele). Casos assim podem ser resolvidos com uma boa noite de sono, o fim do cigarro e alimentação saudável. Também existem soluções naturais e caseiras que ajudam a reduzir o calibre dos vasos, melhorando o aspecto de cansaço. Se você se enquadrada nesse caso, anote algumas receitas:

1. Chá

Foto: Dedoc Abril

O chá de camomila funciona como um ótimo tônico para pele. Além de acalmar e hidratar a região, ele é responsável por suavizar a cor escura graças as suas propriedades anti-irritantes. Já o chá verde, é antioxidante e melhora a circulação sanguínea, ajudando na redução das olheiras.

Na hora de usar: prepare o chá um pouco mais forte, usando 2 saquinhos. Depois de pronto, coloque na geladeira e deixe esfriar. Faça compressas com um algodão e deixe no olho durante 15, 20 minutos.

2. Água de rosas

A água de rosas contém vitaminas A e C, tem propriedades antissépticas e antiinflamatórias e ajuda a equilibrar a pele.

Na hora de usar: ferva ½ litro de água e despeje pétalas de rosas frescas (2 são suficientes). Deixe ferver mais um pouquinho e despeje a água em um recipiente, com a ajuda de uma peneira. Depois de esfriar naturalmente, faça compressas com um algodão durante 10 minutos.

Continua após a publicidade

3. Folhas de hortelã

Foto: Dedoc Abril

As folhas de hortelã são ótimas opções para acabar com aquelas olheiras mais superficiais de uma noite mal dormida. A sensação de formigamento, provocada por elas, ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na área.

Na hora de usar: esmague de 5 a 6 folhas e aplique sobre o olhos, deixando agir por 10 minutos. Se quiser, você também pode fazer uma pasta com elas usando mel ou azeite. Depois é só lavar com água fria.

4. Batata

As batatas contém uma substância natural que clareia a pele e suaviza a cor arroxeada dos olhos.

Na hora de usar: corte a batata (gelada) em rodelas e coloque sobre os olhos, deixando agir por 30 minutos. Depois, lave a região com água morna para ativar a circulação.

5. Pepino

O pepino acalma instantaneamente a aparência cansada e inchada dos olhos. Além disso, ele tonifica e clareia a pele da região.

Na hora de usar: o processo é o mesmo usado na dica anterior, das batatas. Basta colocar o pepino, gelado e já cortado em rodelas, sobre os olhos e deixar agir por 30 minutos.

E aí, você também tem algum truque para acabar com as olheiras?

Continua após a publicidade
Publicidade