5 hábitos que parecem bobos, mas que podem detonar seu cabelo

Da lavagem à hora de prender, algumas coisinhas fazem bastante diferença na saúde dos fios

Por Juliana Costa 7 set 2017, 18h35

Quebra, ponta dupla, frizz… essas são algumas coisas que te incomodam no seu cabelo? Pois saiba que certos hábitos comuns do dia a dia podem estar prejudicando a saúde dos fios. A seguir, listamos cinco deles. Veja quais fazem parte da sua rotina e acredite, miga: pequenas mudanças geram grandes efeitos!

habitos prejudicam cabelo
Fios molhados precisam de uma atenção especial Acervo/Dedoc

1. Descuidar dos fios molhados
Lembre-se de que o cabelo molhado fica muito mais frágil. Bateu aquela preguiça de secá-lo antes de dormir? Melhor não cair nessa! Primeiro, porque o atrito com a fronha favorece a quebra e o aparecimento de frizz. Depois, porque você pode abafar o couro cabeludo, o que tende a gerar problemas como queda e aumento da oleosidade.

2. Pentear de qualquer jeito
“Mas tem segredo?”, você deve estar pensando. Na verdade tem, mas ele é bem simples. Na hora de desembaraçar, comece sempre pelas pontas e, então, vá subindo. Ao pentear os fios no sentido contrário, você ~arrasta~ os nós e aumenta as chances de quebra. Ao escolher seu pente, prefira as versões com dentes largos.

habitos prejudicam cabelo
Aposte sempre nos secadores com bico Acervo/Dedoc

3. Usar secador sem bico direcionador
Sem o acessório, o ar que sai do aparelho se dispersa e, com isso, surgem os fiozinhos arrepiados. O bico também facilita a secagem, só evite manter o calor em uma mesma mecha por muito tempo, ok? Antes de começar, tire a umidade do cabelo com uma toalha – apenas com amassadinhas de baixo para cima, sem esfregar.

4. Lavar com água quente
Ela não faz bem para a pele e nem para o cabelo, pois remove a hidratação natural. Se você tem a raiz oleosa, a água em altas temperaturas acelera a produção de sebo na região. Ao mesmo tempo, resseca o comprimento e as pontas (e aí, os cachos, por exemplo, perdem definição). Para completar, as colorações ainda desbotam mais rápido. Ih!

habitos prejudicam cabelo
Elásticos muito apertados aumentam as chances de quebra Acervo/Dedoc

5. Prender com muita força
Elásticos apertados deixam o fio supertensionado. Com o tempo, ele perde força e se rompe. Nos folículos capilares (onde fica a raiz do cabelo), a pressão excessiva pode causar agressões e, em casos extremos, queda. Sem contar que penteados muito firmes dão uma dorzinha na cabeça, já reparou? Melhor usar spray fixador para manter tudo no lugar! 😉

E aí, com quais destes itens você se identificou?

  • Continua após a publicidade
    Publicidade