5 coisas que você precisa saber para lidar com a acne no corpo

Sim, ela é um pouquinho diferente da do rosto

Por Da Redação 29 set 2018, 10h00

Você sente uma coceirinha nas costas e, quando resolve ver o que está acontecendo, dá de cara com uma espinha gigante. Já viveu uma situação parecida? Pois é, os pontinhos doloridos não são uma exclusividade da pele do rosto e, em alguns casos, podem aparecer em grande quantidade em outras regiões. A seguir, veja cinco coisas que você precisa saber para lidar com a acne no corpo.

acne corpo
Foto Getty Images

Onde ela aparece?
Em geral, os locais mais comuns em que a acne se manifesta são: costas, ombros, colo, braços, bumbum e tronco.

As espinhas são iguais às do rosto?
Mais ou menos. Algumas delas também são causadas pela oleosidade da pele (mais um motivo para evitar banhos quentes demais). Mas outras, tecnicamente chamadas de foliculite, aparecem quando algum pelo encrava e acaba infeccionando.

Por que ela ocorre?
Além dos fatores mencionados acima, também existe um agravante, o suor. Sobretudo no verão, quando transpiramos mais, produzimos mais oleosidade. O que, como você já sabe, faz com que as espinhas apareçam.

Continua após a publicidade

Foto
Foto Acervo/Dedoc

Como resolver?
O cuidado com a acne corporal é um pouco mais restrito, pois o tratamento tópico, com cremes e secativos, normalmente fica comprometido por causa da localidade em que as espinhas surgem. Para ajudar a controlá-las, o ideal é usar um sabonete antisséptico na região e não se esquecer do filtro solar (oil free) toda vez que a pele estiver exposta ao sol. Em casos graves de acne, o dermatologista pode indicar um medicamento, como pílula anticoncepcional e Roacutan. Mas só o médico pode dizer se você deve ou não tomá-los, ok?

***Dica simples (da dermatologista da Kendall Jenner)
Kendall já falou várias vezes que precisou lidar com espinhas na adolescência. E, em um vídeo publicado no aplicativo da modelo, a dermatologista dela chamou atenção para um hábito simples que a gente tem na hora de lavar o cabelo. Você costuma ensaboar o corpo enquanto o condicionar age? Então…

“Você precisa lavar e passar condicionador no seu cabelo primeiro, remover todo o creme e prender os fios. Só então lave seu corpo”, disse a médica. Segundo ela, esta é a melhor forma de evitar que os compostos oleosos presentes no produto fiquem na sua pele, o que pode obstruir os poros e causar espinhas. Claro que esta não é a única razão pela qual elas surgem, mas é um jeito de preveni-las.

Anotou as dicas?

Continua após a publicidade

Publicidade