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10 livros sobre beleza para quem é apaixonada por esse universo!

Maquiagem, história e autoestima... Tudo sobre um dos assuntos mais queridos por nós!

Por Izabel Gimenez Atualizado em 30 out 2024, 23h32 - Publicado em 18 set 2020, 14h04
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Divulgação/CAPRICHO

A internet é um ambiente perfeito para quem quer aprender novas técnicas, desenvolver ideias, pegar referências e acessar informações presentes no mundo inteiro, mas quem é apaixonada pelo universo dos livros sabe que nada como mergulhar nas páginas de histórias, né? Por isso, separamos 10 sugestões incríveis de literaturas sobre beleza – desde a história da maquiagem para quem gosta de leituras históricas, autoestima e autoaceitação para quem está se redescobrindo e, claro, dicas e segredinhos de makes que a gente não abre mão.

Reprodução/Divulgação

Dia de beauté: Um guia de maquiagem para a vida real, Victoria Ceridono, (R$ 87,90)*

Sinopse: Quase nada é tão divertido quanto maquiagem. O lema de Victoria Ceridono, blogueira e editora de beleza da Vogue, é especialmente verdadeiro em seu livro Dia de beauté – um guia de maquiagem para a vida real. Com mais de 130 fotos e ilustrações, promete ensinar tudo que existe entre um make básico, quase nada, e uma maquiagem para festa. Sem nunca perder o tom divertido, as dicas de Victoria são acessíveis, vindas de quem experimentou de tudo para descobrir o que vale mesmo a pena. Um livro para todo tipo de leitor(a) – desde iniciantes até obcecadas, passando por quem apenas busca dicas para sair da rotina, ou alguém não interessado que sem querer foi parar com o livro em mãos. Um livro para inspirar e despertar a vontade de mergulhar nesse fantástico universo da maquiagem.

Maquiagem Teen – Descubra os segredos e os truques do maquiador das estrelas, Ramon Amorim, (R$ 34,30)*

Sinopse: Ramon Amorim cresceu na pequena cidade de Andorinha, na Bahia. Desde pequeno, sempre foi apaixonado por todos os tipos de arte. Os primeiros produtos de maquiagem e cabelo a que ele teve acesso eram de sua irmã, Regiane, e seu primeiro salão foi improvisado na sala de casa. Com o apoio dos pais, chegou a São Paulo, levando na mala apenas coragem e maquiagem. Depois de vários cursos e muito esforço, começou a trabalhar na televisão e em catálogos de fotos e se tornou o queridinho de estrelas teen.

História da beleza no Brasil , Denise Bernuzzi De Sant’Anna, (R$47)*

Sinopse: Há séculos, a beleza distingue e desperta invejas. Ela é objeto de desejo, instrumento de poder e moeda de troca em diferentes sociedades. No último século, o corpo transformou-se em algo tão importante, complexo e sensível quanto outrora fora a alma. Esta obra, que combina trabalho rigoroso e linguagem saborosa, mostra o que se faz para buscar a beleza – e como esse conceito muda com o tempo. Desde o garbo e a elegância nos primeiros anos da República até a atual banalização das cirurgias plásticas, História da beleza no Brasil trata das transformações ligadas aos padrões estéticos e aos cuidados com o corpo, mas também do martírio causado pela feiura e da tumultuada luta para driblar o envelhecimento, a solidão e o fracasso.

Pare de se odiar: Porque amar o próprio corpo é um ato revolucionário, Alexandra Gurgel, (R$ 39,90)*

Sinopse: Alexandra Gurgel, criadora do canal Alexandrismos no Youtube, é conhecida por abordar em seus vídeos temas como autoaceitação, o movimento bodypositive, autoestima, relacionamentos e a luta contra a gordofobia. Em Pare de se odiar a autora tem como objetivo ajudar suas leitoras a trilharem o caminho do amor-próprio e o da construção de uma autoimagem mais positiva, entendendo como a sociedade em que vivemos interfere diretamente na relação que temos com o nosso corpo. Sem papas na língua, Alexandra conta um pouco de sua história pessoal para alertar sobre questões corporais, como a pressão estética e a gordofobia. Ela mostra que as pressões começam desde a infância, quando são ensinados e construídos papéis de gênero, moldando como a mulher e o homem “devem” agir na sociedade.

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Maquiagem: Os segredos dos profissionais, Kit Spencer, (R$ 74,90)

Sinopse: Tendo mulheres comuns como modelos para as fotos deste livro, a autora faz questão de provar que qualquer uma pode ficar mais bonita com a ajuda de uma maquiagem de aspecto leve e natural mas definitivamente transformadora. Kit Spencer é uma profissional experiente do meio artístico e conhece os melhores truques para realçar qualidades e disfarçar imperfeições, assim como tem as dicas mais atualizadas sobre os produtos e cosméticos ideais. Seu segredo é saber usar os produtos certos e de maneira correta. Ensina looks para as mais diversas ocasiões, incluindo casamento (para noivas), festas infantis e festas à fantasia.  Um livro indispensável para a mulher moderna e essencial para quem pretende fazer da maquiagem a sua profissão!

Fazendo as pazes com o corpo, Daiana Garbin, (R$ 39,90)*

Sinopse: Daiana Garbin passou 22 anos odiando o próprio corpo. Sentia-se eternamente inadequada, desejava ser reta, seca. Só pele e osso. Tinha vergonha de si mesma e de seu descontrole diante da comida.Encarou dietas hiper-restritivas, passou por três cirurgias plásticas, fez procedimentos estéticos agressivos e ficou viciada em remédios para emagrecer – sempre acreditando que um corpo magro lhe traria paz e felicidade. Foi só depois de muito sofrimento que ela descobriu que a insatisfação profunda que sentia em relação ao corpo não era vaidade nem frescura: era doença.

Divulgação/Reprodução

Milady – Maquiagem: teoria das cores, maquiagens especiais, evolução da maquiagem, Michelle Allaird, (R$ 138,90)*

Sinopse: Este livro foi projetado para servir de guia a maquiadores iniciantes e como referência a artistas experientes. Seu conteúdo se origina de grande parte da elite da indústria ― tudo feito com a paixão, a experiência e o desejo de fornecer a você conhecimento, a fim de prepará-lo para entrar, e até fazê-lo “decolar”, no fantástico mundo da maquiagem. A maior parte deste livro trata da criação de trabalhos de arte; obras-primas que são exclusivas tanto para cada maquiador quanto a todo cliente individual. Os capítulos técnicos começam com a preparação de formatos faciais e suas características, criando a tela perfeita com a preparação, fundamentos, corretivos, pós e blushes e, então, passa-se diretamente para técnicas de trabalho com os recursos de diversas pessoas às quais você terá acesso, cada uma delas, única e bela, a sua própria maneira. A obra apresenta ideias, técnicas, segredos comerciais e percepções únicas sobre o surpreendente mundo da maquiagem, com colaboração de líderes, especialistas e profissionais do setor da maquiagem.

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História da beleza, Umberto Eco, (R$ 249,90)*

Sinopse: Se a Beleza está nos olhos de quem vê, é certo que esse olhar é influenciado pelos padrões culturais de quem observa. Afinal, o que é beleza? O que é arte? Gosto se discute? A Beleza deve ser analisada friamente ou livre das amarras da razão? Com a perspicácia e erudição de sempre, Umberto Eco propõe essas indagações em História da beleza, um ensaio sobre as transformações do conceito do Belo através dos tempos. Eco parte do princípio de que o sentido da Beleza é mutável e diverso do sentido do desejo: “O sequioso que ao dar com uma fonte precipita-se para beber não lhe contempla a Beleza. Poderá fazê-lo depois, uma vez satisfeito o seu desejo.” A partir daí, o autor evita as ideias preconcebidas de Beleza para passar em revista tudo aquilo que, em determinada cultura ou época histórica, pareceu agradável à contemplação do homem independentemente do seu desejo. Até o feio, o cruel e o demoníaco merecem contemplação de Umberto Eco, servindo como parâmetros para a existência do Belo. O livro não é uma história da arte nem um estudo de estética, mas vale-se de ambos para delinear a ideia de Beleza desde a Antiguidade até os nossos dias. 

Reprodução/Divulgação

O mito da beleza: Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres, Naomi Wolf, (R$69,90)*

Sinopse: Clássico que redefiniu nossa visão a respeito da relação entre beleza e identidade feminina. Um dos livros mais importantes da terceira onda feminista.Em O mito da beleza, a jornalista Naomi Wolf afirma que o culto à beleza e à juventude da mulher é estimulado pelo patriarcado e atua como mecanismo de controle social para evitar que sejam cumpridos os ideais feministas de emancipação intelectual, sexual e econômica conquistados a partir dos anos 1970. As leitoras e os leitores encontrarão exposta a tirania do mito da beleza ao longo dos tempos, sua função opressora e as manifestações atuais no lar e no trabalho, na literatura e na mídia, nas relações entre homens e mulheres e entre mulheres e mulheres. Naomi confronta a indústria da beleza, tocando em assuntos difíceis, como distúrbios alimentares e mentais, desenvolvimento da indústria da cirurgia plástica e da pornografia. Esta edição, revista e ampliada, traz uma apresentação da autora contextualizando o livro para os leitores de hoje, já que esteve mais de duas décadas longe das livrarias brasileiras.

O segredo do Chanel nº 5: A história íntima do perfume mais famoso do mundo, Tilar J. Mazzeo, (R$ 39,50)*

Sinopse: Le Monstre. Em português, “o monstro” – é assim que a mais reverenciada das fragrâncias é respeitosamente chamada pelos especialistas no assunto. Tendo um frasco vendido a cada 30 segundos, o Chanel Nº 5 possui uma história tão fascinante quanto sua essência. Sim, Marilyn deitava com seus amantes usando apenas duas gotas do perfume. Mas não, Andy Warhol jamais retratou o seu frasco. A história desse perfume adotado como símbolo de sensualidade e sofisticação está impregnada de lendas e fantasias coletivas, retratos da estatura mítica que atingiu. Como conta a historiadora Tilar J. Mazzeo, é como se o Chanel Nº 5 trouxesse em sua fórmula não apenas o aroma dos exuberantes anos 20 – jovens ricos e despreocupados e a aurora da cultura das celebridades – mas também a conturbada e grandiosa trajetória de sua criadora. Desde a solidão no orfanato da abadia de Aubizine – um universo místico carregado de cheiros inesquecíveis – até o universo dos vaudevilles, passando por muitas desilusões amorosas, a bela extravagância de Coco Chanel é indissociável do perfume mais famoso do mundo.

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*Valores consultados em setembro de 2020.

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