10 erros que podem deixar sua pele mais oleosa

Fique atenta e não volte a repeti-los!

Por Thais Varela - 3 nov 2018, 10h00

Sabia que alguns dos seus hábitos podem estimular sua pele a ficar mais oleosa? Isso porque na tentativa de manter o rosto sequinho ou de acabar com as espinhas, a gente pode piorar tudo. Mas, com as dicas da CH, você vai aprender os cuidados certeiros!

1. Lavar, lavar e lavar
A oleosidade natural (e não em excesso) protege a pele de agentes externos, tipo o vento e a poluição. Quando você tenta secar demais o rosto – lavando, por exemplo – seu corpo “entende” que precisa fabricar mais sebo. É o que os médicos chamam de efeito rebote. O ideal é lavar uma vez pela manhã e outra à noite, com um sabonete específico.

gif-lea-michele
GIF/Reprodução

2. Escolher os produtos errados
Não é só porque um produto é feito para quem tem pele oleosa ou acne que ele é ideal para você. Às vezes, o sabonete ou o esfoliante escolhidos, por exemplo, são muito fortes, o que gera ressecamento extremo e, seguindo a mesma lógica do item 1, favorece o aumento da oleosidade. Melhor consultar um dermatologista antes de comprar seu arsenal, ok?

3. Não ter paciência para encarar o tratamento
Os produtos de tratamento (tanto para acne quanto para oleosidade) levam um certo tempo para mostrarem resultados. Por isso, não desista na primeira semana de aplicação. Use-os por, no mínimo, 20 dias. Se não rolar, volte ao dermatologista e veja outras opções.

4. Achar que o make prejudica sua pele 
Talvez isso aconteça porque você não está escolhendo os produtos certos, sobretudo base e protetor solar. Vá naqueles com expressões como oil-free, toque seco ou efeito mate no rótulo.

5. Dormir maquiada
Acredite: o sacrifício de chegar em casa cansada e ainda tirar o make vale a pena. Afinal, os produtos podem obstruir os poros e estimular o aparecimento de espinhas. Opte por demaquilantes líquidos, em gel ou em creme que não tenham óleo na composição.

6. Espremer espinhas
Isso só agrava a situação! Você abre portas para bactérias e pode até ganhar uma marca. Lembre-se que a gente presta muito mais atenção em uma espinha no nosso rosto do que os outros. Desencane e tente chamar a atenção para outro ponto. Que tal um batom vermelho?

espinhas
GIF/Reprodução

7. Amar água quente
Ela faz os poros ficarem ainda mais abertos. Resultado: você só aumenta a oleosidade. A temperatura morna é a ideal.

8. Não hidratar o rosto
Pele hidratada não é sinônimo de pele oleosa. Existem vários produtos específicos para você. Aposte nas opções em gel ou com a base em água (não em óleo).

9. Aplicar pó ao longo do dia
Não é que este truque esteja errado, mas, antes de repassar o pó, é importante retirar o excesso de oleosidade da pele com um lencinho. Para não virar uma massa no rosto, sabe? Começar o make aplicando um primer também ajuda bastante.

giphy
GIF/Reprodução

10. Não cuidar da alimentação
Ok, não existe uma relação comprovada entre a ingestão de certos alimentos e o aumento da oleosidade. Mas não é por isso que você vai se jogar em todos os doces que estiverem na sua frente! O fato é que a pele de qualquer pessoa fica mais bonita quando ela toma muita água e evita comidas gordurosas, como chocolate e fritura.

E aí, anotou as dicas? 😉

Quem deu as informações: Clarissa Rittes, dermatologista; Valéria Marcondes, dermatologista; Chloé Gaya, maquiadora do salão Jacques Janine, e Ricardo Crepaldi, maquiador da Casa Mauro Freire.

Publicidade