10 dicas de autocuidado para incluir na sua rotina de beleza

Cuidados simples de aderir e que deixarão a sua vida mais saudável

Por Thais Varela - Atualizado em 9 out 2020, 11h48 - Publicado em 10 out 2020, 10h02
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

Ter hábitos saudáveis com o nosso corpo e saúde mental são atitudes essenciais para cuidarmos de nós mesmos. Em tempos cada vez mais ansiosos e confusos, focar no nosso bem-estar é uma maneira de nos tratarmos com mais amor, seja tirando um tempinho para um tratamento facial, um banho relaxante ou até lembrando de beber água. Confira abaixo 10 dicas fáceis de autocuidado para aderir na rotina de beleza e bora colocá-las em prática!

10 dicas de autocuidado para incluir na sua rotina de beleza Instagram/Reprodução

Mantenha uma rotina de sono

É durante o sono que o corpo descansa, renova as energias e metaboliza vários hormônios que são essenciais para o seu bom funcionamento, como o do crescimento. Além disso, enquanto dormimos, a regeneração de tecidos acontece e a consolidação da memória e aprendizados também. Deu pra perceber que dormir é essencial, né? Alguns hábitos podem te ajudar a ter um bom sono: durma sempre no mesmo horário (nada de virar a noite maratonando aquela série, viu?), evite assistir à televisão ou mexer no computador e celular minutos antes de se deitar, durma no escuro e use um pijama confortável.

Fale com seus amigos

Se você não puder vê-los presencialmente, não deixe de falar com seus amigos por telefone, interações nas redes sociais e até conversas por vídeo. Bater um bom papo com eles, rir e se divertir juntos faz a diferença para um dia mais leve e alegre. Não esqueça de sempre checar se eles estão bem.

Se alimente bem

Não deixe as besteiras tomarem conta da sua alimentação. Inclua frutas, legumes e verduras nas refeições, pois esses alimentos são essenciais na reposição das vitaminas que precisamos para nos mantermos saudáveis e com uma boa imunidade. Ah, e nada de pular refeições também, viu? Lembre-se de comer o café da manhã, almoço, jantar e lanchinhos entre elas.

Tome um banho relaxante

Que tal fugir da rotina com um banho especial? Prepare o banheiro com velas perfumadas ou algumas gotinhas de óleo essencial no próprio chuveiro, coloque uma música relaxante e curta o momento. Ensaboe os cabelos e o corpo sem pressa, sentindo os aromas dos produtos e do ambiente e tentando focar a mente nesse delicioso passo de autocuidado.

10 dicas de autocuidado para incluir na sua rotina de beleza @boobie_billie/Instagram

Não esqueça de beber água

E falando em boa alimentação, beber água também é essencial para o funcionamento do corpo. Você sabia que ela é responsável por regular a temperatura corporal, eliminar as toxinas, absorver nutrientes e manter a nossa pele hidratada?

Continua após a publicidade

Tenha uma rotina de skincare

Tirar um tempinho para se dar um pouco de carinho é muito importante. Por isso, separe alguns momentos do dia para cuidar da sua pele. Não precisa apostar em tratamentos mirabolantes, alguns passos básicos, como lavar o rosto pela manhã e à noite com um sabonete facial específico para o seu tipo de pele, usar protetor solar facial e creme hidratante para o rosto já são suficientes para manter a saúde dessa região. Se quiser aproveitar o tempo livre para bombar os cuidados, aposte nas máscaras faciais de diferentes funções.

Massageie seu corpo e rosto

Mais uma pausa na rotina para se dar um pouco de carinho! Tire uns minutinhos para aplicar um creme hidratante e massageie o corpo e rosto enquanto isso. Aplique toqueS suaves nas têmporas, maçãs do rosto, pescoço, pés, mãos e por aí vai.

Hidrate os fios

Além de hidratar a pele, cuidar dos fios também é muito importante. Use uma máscara de hidratação ou ampola hidratante no cabelo uma vez na semana para bombar os cuidados com as mechas.

Se exercite

Dance, corra, jogue o esporte que você prefere… Se manter em movimento também faz bem para a saúde, além de dar mais disposição e até melhorar o sono.

Relaxa sua mente

Inclua no seu dia a dia atividades que te dão prazer e que vão relaxar a sua mente, como ler um livro, desenhar ou escrever um diário. Busque alternativas longe das telas de computadores, celulares e televisões para diversificar a sua rotina.

Curtiu as dicas?

Continua após a publicidade
Publicidade