5 dicas para treinar e turbinar a memória para o Enem

Você sabia que falar em voz alta e 'brincar de professora' ajuda?

Todos sabem que não é nada fácil memorizar conteúdos para vestibulares e simulados. Você tem que, basicamente, saber tudo sobre todas as matérias da escola (ê, beleza!) e ainda lidar com a pressão – principalmente nas partes que você tem mais dificuldade. Mas não tem muito como fugir, uma hora essas provas chegam e tudo o que resta é se preparar da melhor forma possível, né?! Então, já que o Enem está se aproximando – ele acontece nos dias 5 e 6 de novembro -, te damos algumas dicas para guardar tudo na cabeça e chegar afiada no grande dia!

1. Leia
Sério. Em primeiro lugar, nada vai fixar na memória se você não ler com concentração e atenção. Tudo bem que tem coisa realmente chatinha de ler, mas pense que é importante. Vá no seu ritmo, só não deixe de ler e de ter certeza que está compreendendo o que foi lido – só assim vai entrar mesmo na sua cabeça! Ir grifando o que for importante (de preferência com marca-texto amarela) pode ajudar, assim como fazer a leitura em voz alta e gravar para ouvir depois.

read

2. Resuma
Não vale copiar as partes mais importantes do que leu, hein?! A questão é colocar no papel, em forma de texto ou até mesmo esquemas, o que você entendeu daquela matéria. É nesse momento que você vai parar para avaliar e refletir sobre o que aprendeu – muito mais do que se ficar limitada apenas às anotações de aula. Isso vai te ajudar a conectar as coisas na sua cabeça e pode ser facilitar para dar aquela boa revisadinha quando for estudar no dia seguinte.

3. Exercite
Aí, o bicho pega! Não tem jeito, a repetição ajuda a memorizar e com certeza você já ouviu isso dos seus professores, porque é verdade. Ler em voz alta (muito importante!) e fazer exercícios é muito mais eficiente do que apenas ler. Além de treinar em apostilas e tarefas encontradas na internet, porque você não pega as provas do Enem do ano passado e faz também? É bom até para já ter uma ideia de como elas costumam ser. Colocar o aprendizado em prática também é bom para avaliar o que você realmente aprendeu e poder estudar mais tudo aquilo que ainda não ficou muito claro.

estudandno

4. Associe
Sabia que quando você faz associações da matéria com coisas do seu cotidiano, você aumenta as conexões dos neurônios relacionadas ao aprendizado? Tudo o que você estuda na escola tiveram origem no mundo em que você vive (por mais que você pense que física é de outro planeta), então é possível encontrar exemplos no seu dia a dia. Repare na rotina tudo o que você consegue estabelecer alguma relação com o conteúdo – e aí pense sobre isso. Por que não calcular a velocidade média enquanto estiver no carro? Ou, quem sabe, prestar mais atenção nos detalhes históricos dos filmes e séries que você assiste?

5. Retome
Para provas estilo Enem, estudar todos os dias é importante. Mas sabia que retomar o conteúdo, ao invés de estudar cada coisa uma vez só, faz suas memórias durarem mais tempo e serem resgatadas com mais facilidade quando for preciso? Quando terminar de estudar um conteúdo (da forma que indicamos nos itens acima), guarde o material de forma organizada para recuperar os estudos dias ou semanas depois. Você vai perceber o que realmente ficou gravado e reforçar – e caso não lembre de alguma coisa, é sinal que precisa dar mais atenção.

Claro que cada pessoa tem um jeito de estudar, mas independentemente disso, essas dicas com certeza ajudam a dar uma boa turbinada na memória. Com calma, paciência e muito estudo, vai dar tudo certo!❤

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s