11 momentos inesquecíveis das Paralimpíadas Rio 2016

Já estamos morrendo de saudade (e cheios de orgulho) das Paralimpíadas!

1. Marcia Malsar dando uma aula de determinação
Na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, a atleta Marcia Malsar tornou-se uma das primeiras protagonistas a fazer história no Rio de Janeiro. A brasileira carregava a tocha quando tropeçou, caiu e, sozinha, se levantou enquanto era ovacionada pela plateia. Um verdadeiro exemplo de superação e de que querer é poder.  

2. Brasil conquistando ouro inédito na bocha
Antônio Leme, Evelyn de Oliveira e Evani Soares (reserva do time) conquistaram medalha de ouro na final de duplas mistas classe BC3 da bocha. A partida foi emocionante e, ao final, Fernando Leme e o irmão Antônio, que tem paralisia cerebral, se jogaram no chão para comemorar a feito inédito. De arrepiar!
Brasil conquista outo inédito na bocha

3. Atletas cegos customizam óculos com mensagens
Essas foram algumas das imagens paralímpicas que mais viralizaram. O brasileiro Odair Santos, por exemplo, levou as filhas no “olhar” enquanto percorria os 5000m da classe T11. E deu certo, pois o atleta ganhou medalha de prata! Outros competidores enfeitaram os óculos e as bandagens com lantejoulas, imagens das Princesas da Disney e até com frases motivacionais como “Nunca desistir”. Para refletir…
Atletas cegos inovam nas paralimpíadas
4. Vinícius lacrando vestido de Gisele Bündchen
Já estávamos com saudade do Vini, mas daí ele apareceu vestido de Gisele na cerimônia de abertura das Paralimpíadas e começou a ovacionar o amigo Tom, mascote dos jogos, e a gente quis mais uma vez guardar essa gracinha amarela em um potinho. Melhor dupla ever! Jamais nos esqueceremos deles. Inclusive, saudade desde já!

5. Medalhas têm guizo, pela primeira vez na história, para atletas cegos poderem escutá-las
Já imaginou ver a sua ideia transformando vidas? Foi o que aconteceu com Victor Hugo, gerente de medalharia, Nelson Neto e Fernanda Costa, escultores, e outros cem parceiros que, juntos, colocaram, pela primeira vez, guizos de prata dentro das medalhas paralímpicas para que os deficientes visuais conseguissem escutar e interagir melhor com o prêmio. Em um vídeo postado no YouTube, é possível entender melhor como esse trabalho em conjunto foi feito. Uma prova de que juntos somos sempre mais fortes!
Medalhas têm guizo pela primeira vez na história, para atletlas cegos poderem escutá-las

6. Brasil alcança recorde de medalhas
Juntos, os atletas brasileiros paralímpicos conquistaram mais de 45 medalhas, um verdadeiro recorde para o nosso país! Nomes como os dos nadadores Daniel Dias, André Brasil, Ruiter Silva e Phelipe Rodrigues fizeram história. A equipe de bocha também se destacou na competição assim como o corredor Daniel Martins e os inúmeros esportistas de todo o mundo que, mais uma vez, superaram seus próprios limites e mostraram que o esporte é para todos e muda vidas.

7. Paralimpíadas têm mais de 2 milhões de ingressos vendidos
E já que estávamos falando em recordes… Pela primeira vez, os Jogos Paralimpícos venderam mais de 2 milhões de ingressos, segundo informações do Comitê Rio-2016. A competição também atingiu mais de 20 milhões de pessoas pela televisão e, apesar de as muitas polêmicas, tiveram também bastante destaque nas redes sociais. Estamos felizes de que esse recorde tenha sido batido no Brasil – e que o incentivo continue só crescendo! Afinal, muitas emissoras não transmitiram os jogos… Que bola fora! Ou seja, temos ainda muito o que evoluir!
Paralimpíadas teve mais de 2 milhões de ingressos vendidos

8. Evani Soares, campeã paralímpica, dá vários conselhos lindos para Lais Souza
Foi lindo ver a ex-ginasta Lais, que ficou tetraplégica após um acidente em 2014, descobrir novas possibilidades. Encantada pelo título da bocha, a jovem conversou com Evani, que faz parte da equipe de ouro, e recebeu sábios conselhos. “O que me incentiva é mostrar para outros cadeirantes que nada é impossível. Você não pode ficar em casa, se entregar(…) Acredite, você pode”, afirmou a medalhista. Um bate-papo para jamais esquecer!
Evani Soares, campeã paralímpica, dá vários conselhos lindos para Lais Souza

9. Fotografo cego brilha nas Paralimpíadas
O brilho dos jogos continua não só nas arquibancadas, como nos bastidores da competição. O fotografo João Maia perdeu a visão em 2004, vítima de uveíte bilateral, doença que afeta a íris, a coróide e o corpo ciliarmas dos dois olhos, mas não parou de exercer a profissão. O brasileiro agora se guia através de vultos coloridos que enxerga a até um metro de distância. “A audição me ajuda e o contraste de cores me facilita(…) Fotografia é sensibilidade”, afirmou o deficiente visual em entrevista à jornalista Cristina Boeckel, do G1. Mais um exemplo vivo de que querer é, na maioria das vezes, poder!
fotografo_paralimpiadas

10. Daniel Dias é destaque na competição
O nadador, que nasceu com má formação dos membros superiores e da perna direita, é um dos brasileiros mais premiados da história das Paralimpíadas. Um feito e tanto! Em busca das primeiras posições mundiais, Dani mostrou coragem, garra e força de vontade. É legal também ressaltar que, até então, todas as nadadores paralímpicas mais bem posicionadas são mulheres: Trischa Zorn, dos Estados Unidos, Béatrice Hess, da França, e Claudia Hengst, da Alemanha. Quanto orgulho das minas!❤
Daniel Dias paralimpíadas

11. O fim é só um novo começo
Amamos a Katy Perry, mas a Ivete Sangalo arrasou muito sendo a voz por trás do tema oficial das Paralimpíadas Rio 2016. Ao som de Transformar, vimos, mais uma vez, a história ser feita – e de camarote! Obrigada de novo, Rio. Você foi lindo!

Atletas, estaremos com vocês nas próximas Paralimpíadas! Obrigada por, em algumas semanas, nos ensinarem lições que levaremos para a vida toda.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s