O que suas unhas dizem sobre você?

Dedoc/ CAPRICHO

Não sei você, mas as minhas unhas passam a maior parte do tempo pintadas, e de esmalte escuro! Eu sou daquelas que tem horário fixo na manicure e que adora experimentar cores novas (desde que não seja clarinho).

Mas, pelo menos uma vez por mês, eu me obrigo a passar uns dias sem esmalte. Faço isso desde que descobri que as unhas podem dar sinais de que algo não vai muito bem com o resto do corpo. Dê uma olhada nas suas e fique esperta se…

… ela se quebra facilmente Provavelmente, você está com um pouco de anemia. Deve estar faltando cálcio, zinco ou algumas vitaminas na sua dieta. O que eu faço? Preste mais atenção ao que come, incluindo alimentos integrais, castanhas, ovos, leite e legumes nos lanches e refeições.

… ela tem manchas brancas Pequenas manchas brancas são sinal de alergia. A causa pode ser esmalte demais ou detergente. O que eu faço? Não pinte as unhas por um tempo (duas semanas é suficiente) e, para evitar que as manchas apareçam, programe a ida à manicure com intervalo de 10 dias. E um dia antes de fazer a unha, já tire o esmalte, para que ela fique sem nada um pouco. A causa do problema é o detergente? Então, crie o hábito de usar luvas de borracha.

… se ela está com uma cor estranha É grande a chance de você ter pegado uma micose. O que eu faço? Procure um dermatologista. E tome três cuidados: 1. no banheiro da academia ou do clube, sempre use chinelo 2. na manicure, tenha um kit de alicates só seu 3. não roa as unhas. Além de feio, esse hábito faz com que as bactérias da boca acabem indo para as mãos (e isso pode acabar em micose de novo).

… parece que ela não cresce direito Em média, a unha cresce 0,3 centímetros em um mês. Isso quer dizer que, depois de uma semana, você já vai perceber diferenças no tamanho. Se você acha que a sua unha está crescendo demais ou de menos, pode estar com anemia ou até problemas de tireóide. O que eu faço? Nesse caso, vale a pena procurar um médico.

Os especialistas sempre pedem para não tirar as cutículas, só empurrá-las. Eu admito que ainda não cheguei nesse nível, mas estou tentando.

E se você notar qualquer grande mudança de cor ou no formato da unha, vá ao médico. Não custa ver se é encanação sua ou algum problema mais grave.

Beijos pra você!

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s