100 anos das franjas: Veja a trajetória do corte de cabelo

Curtinha, desfiada ou bem escovada. São vááários estilos que podem servir de inspiração para você na próxima ida ao salão!

No cabelo, o poder da franja é incontestável, né? Afinal, ela é capaz de desenhar o nosso rosto, disfarçar alguma espinha na testa, e, até dar um up no visual. Você, também, pode prendê-la, deixar soltinha, escovada ou desfiada, tanto faz. Ou seja, mega-versátil!

De acordo com o site da Allure, já são 100 anos de história (e looks) para nos inspirarmos na hora de dar um pulinho no cabeleireiro.

beyonce-franja-100-anos

A publicação, aliás, fez um vídeo para contar um pouquinho da trajetória da nossa ~amiga~. Olha só:

Deu para sentir a moral, hein? Por exemplo, em 1920, Irene Castle foi responsável por difundir nos Estados Unidos o corte Dutch Boy. O intuito do hairstyle? Desafiar a visão de beleza da sociedade. Eita! A atriz Katie Holmes usou as madeixas assim por um tempinho.

Linda, né? (Foto: Andrew H. Walker/Getty Images)

Linda, né? (Foto: Andrew H. Walker/Getty Images)

Em 1930, o look do momento era a Baby Bangs. As franjas eram bem curtinhas, às vezes enrolada, e, deixada de ladinho. A atriz Lizzy Caplan já apostou neste visual.

LOS ANGELES, CA - JUNE 10:  Actress Lizzy Caplan arrives at Broadcast Television Journalists Association's third annual Critics' Choice Television Awards at The Beverly Hilton Hotel on June 10, 2013 in Los Angeles, California.  (Photo by Mark Davis/Getty Images for CCTA)

(Foto: Mark Davis/Getty Images)

Dez anos depois, em 1940, o cabelo tendência era a franjinha Bumpers, cuidadosamente esculpidos em rolos fofinhos e presa com grampos. Aliás, é comum ver este penteado até os dias de hoje, né? Katy Perry desfilou com a técnica algumas vezes.

(Foto: Michael Kovac/Getty Images for Eylure)

(Foto: Michael Kovac/Getty Images)

Nos anos 50, boa parte das mulheres queriam um cabelo igualzinho o de Audrey Hepburn! A diva inspirou até um corte de cabelo, o Gamine Bang. A franja desfiadinha era considerada chiquérrima.

tumblr_o7eelvzrs21r8vdtfo1_500

(Legenda: Ele nem sabe que eu existo)

Na época de 1960, outro corte fez todas as girls pirarem, viu? O Pixie Cut tinha a franja tããão curtinha que sequer aparecia. Lembra quando a Emma Watson usou o hair?

(Foto: Ian Gavan/Getty Images for Grey Goose Vodka)

(Foto: Ian Gavan/Getty Images)

Em 1970, a musa da vez era a ex-pantera Farrah Fawcett. O cabelo era uma franja em camadas, bem extravagante e com volume. Sabe quem é fã deste hair? A socialite Paris Hilton!

farrah-fawcett-paris-hilton

PÁ!

Nos anos 80, o boom da época aconteceu por conta de Christina Applegate. A atriz, que na época era a queridinha da América, usava uma franja/topete, bem armado e cheeeeeeio de spray.

Peculiar, né?

Peculiar, né?

Não tinha para outra pessoa: em 1990, tudo (T-U-D-O) era sobre Rachel Green, de Friends. A personagem, inclusive, deu vida para um dos cortes mais famosos daquela década. Ah, e se você acha que a Jennifer Aniston curtia o cabelo, que nada! A atriz já declarou mais de uma vez que odiava o penteado.

jennifer-aniston-the-rachel-hairstyle

Amávamos a Rachel!

Na virada do século, anos 2000, a franja tendência foi chamada de Retro Bang. A franjinha é reta, espessa e bem escovadinha. Uma das responsáveis pelo boom deste cabelo foi a atriz Zooey Deschanel. Em 2007, Kate Moss também investiu no estilo.

zooey-deschanel-franja

Quem nunca travou uma guerra com a franja, né?

Finalmente, chegamos a 2016! E, segundo a Allure, o corte que marcará este ano é o Lob, aquele chanel na altura dos ombros. Desta vez, a franjinha aparece dividida ao meio e deixa a mostra um pedaço da testa.

(Foto: Jason Merritt/Getty Images)

(Foto: Jason Merritt/Getty Images)

 

E aí, qual é o seu estilo favorito?

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Karoline Pereira

    “lob” meu corte 😍

    Curtir