Veja os 5 erros mais comuns das debutantes – e fuja deles!

Por Da Redação - Atualizado em 17 ago 2016, 14h03 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Organizar uma festa de 15 anos é uma missão complicada e qualquer deslize pode estragar seu grande momento. Para não se perder durante os preparativos, conheça os cinco erros mais comuns cometidos pelas debutantes e não caia em nenhum deles. Quem deu as dicas foi a a organizadora de eventos Martha Soares, especializada em festas de 15 anos.

Foto: We Heart It
Foto: We Heart It

1. Estourar o orçamento só para impressionar as amigas
A festa de 15 anos é o grande sonho de muitas meninas, mas é preciso manter os pés no chão. “Antes de começar a organizar a festa é importante sentar com os pais e definir o limite de gastos previstos. É normal ultrapassar um pouquinho, pois imprevistos acontecem, mas é essencial tentar se manter dentro do planejamento. Não é necessário falir a família para realizar o sonho da debutante”, afirma Martha Soares.

Seja em uma recepção pequena para os amigos ou uma festa superluxuosa, a debutante deve colocar na ponta do lápis os gastos com todos os fornecedores e manter o diálogo aberto com os pais, tentando sempre manter a comemoração dentro do bolso da família.

2. Seguir o que está na moda e ignorar seu próprio estilo
Ficar de olho nas tendências é importante para garantir que sua festa tenha o que há de mais legal, mas isso não significa que você precisa abrir mão do seu próprio estilo. “Eu já conheci muitas meninas que quiseram fazer uma festa com tudo o que viam nas revistas e na internet, sem se preocupar em dar seu toque. No final, as festas ficaram impessoais, sem personalidade nenhuma. A aniversariante tem que colocar na festa elementos e atrações que façam os convidados se lembrarem dela, tornando o evento único”, diz Martha.

Foto: We Heart It
Foto: We Heart It

3. Querer organizar tudo sozinha
Você com certeza já ouviu sua mãe dizer que “uma andorinha só não faz verão”. Bom, uma menina sozinha não organiza uma festa de 15 anos. Pelo menos não sem enlouquecer. 😛

Se o seu orçamento não suporta uma cerimonialista, não tenha medo de envolver familiares e amigos na organização. Distribua tarefas entre as pessoas de maior confiança: buscar o vestido, os enfeites, confirmar as presenças dos convidados ou mesmo organizar o momento da valsa. O importante é que você acompanhe tudo de perto, dividindo as responsabilidades. Assim, além de ter a certeza de que tudo sairá como o planejado, você ainda consegue curtir a festa com mais tranquilidade.

Foto: We Heart It
Foto: We Heart It

4. Economizar na foto filmagem
De que adianta organizar a festa da sua vida, mas não registrar esses momentos especiais da forma adequada? “A festa dura apenas algumas horas, mas as fotos e a filmagem são para a vida toda. Se o valor está muito abaixo da média do mercado, desconfie da qualidade. Esse é o único jeito de garantir que você não irá se decepcionar”, aconselha.

5. Chamar um número maior de pessoas contando que elas não irão ao evento
“Quem faz isso costuma passar aperto na festa. Programe-se sempre para receber bem todos os convidados e se prepare para imprevistos. Muitas casas de festa, inclusive, só permitem uma demanda não programada de 10% de convidados. O restante pode ser barrados na entrada. Imagine que vergonha!”, diz Martha.

Para vocês, qual é o maior erro cometido pelas debutantes?

Publicidade