Top dicas para que sua viagem de intercâmbio seja um sucesso

Alguns detalhes importantes vão fazer toda a diferença antes, durante e depois desse momento tão importante

1. Pense bem antes de arrumar a mala

Ela será sua maior companheira durante todos os dias de viagem! Pesquise antes como é o clima do lugar para onde você vai. Se o país tiver inverno muito rigoroso, por exemplo, talvez nem valha à pena levar casacos pesados e roupas de frio. Melhor deixar para comprar os produtos especializados e com preços muito menores lá. Também é importante checar a quantidade de bagagens permitidas pela companhia aérea e qual é o peso máximo que elas podem atingir. Geralmente, o viajante tem permissão para despachar duas bagagens de até 32 KG cada. Lembre-se de que, inevitavelmente, você fará algumas compras. Melhor deixar um espaço vazio na ida.

2. Faça roteiros

Mesmo que viaje com uma agência, é legal fazer um roteiro com tudo o que você pretende fazer e ver durante os dias de viagem. Pesquise bem na internet os cantinhos mais legais da cidade em que pretende ficar, as ruas em que passaram seus filmes preferidos e cafés onde já foram vistas as celebs que você admira e coloque na lista. Desse jeito, quando chegar ao destino, jamais ficará perdida e sem opções de programa.

3. Mergulhe de cabeça na cultura

Faça tudo o que for possível para melhorar a sua pronuncia e aperfeiçoar o vocabulário além das aulas diárias de língua. Assista vários programas de TV, ouça rádio, vá a shows e faça muitas amizades com os locais. Comunique-se sem vergonha nenhuma. Pense que você está tendo uma oportunidade maravilhosa para treinar e precisa aproveitar cada oportunidade.

4. Escreva um diário de viagem

Por que não anotar coisas que você vai vivenciar na gringa em um pequeno diário ou até fazer um blog? Escreva sobre seus sentimentos, impressões do país e também detalhes como custo de vida e diferenças culturais. Isso pode servir como a maior lembrança que você vai trazer de volta ao Brasil. Além de ser um ótimo guia para algum amigo que vá fazer o mesmo roteiro depois.

5. Acostume-se com a comida

Comida muito diferente da brasileira pode ser um grande desafio para quem nunca viajou pra fora. Mas nada é impossível! No início, você pode ir devagar e se acostumar aos poucos com sabores exóticos, dando preferência para os alimentos que são iguais em todos os países: arroz, macarrão, legumes, frutas… E quem falou que com tempo você não vai encontrar um prato delicioso e diferente que é a sua cara?

6. Não tenha preguiça

Se você ficar hospedada numa host family, sempre é bom dar aquela ajudinha básica em casa para mostrar sua gratidão e respeito com as pessoas que te acolheram. Não precisa fazer uma faxina geral, mas lembrar dos pequenos detalhes é sempre bom. Lave seu prato depois de comer, mantenha o quarto e o banheiro limpos, se ofereça para servir a mesa etc. E se ficar numa casa com outros alunos, sugira uma escala semanal para dividir as tarefas domésticas igualmente entre todos os habitantes da casa.

7. Economize grana

É muito fácil perder o foco quando estamos em outro país. Parece que a vontade de comprar tudo aumenta muito! Mas não esqueça que o seu objetivo principal de viagem não são as compras, mas, sim, os estudos. Então, antes de gastar com algo que pode ser inútil, pesquise os preços e se questione: “preciso disso de verdade?”. É importante lembrar que o intercâmbio tem um período determinado e que o seu dinheiro não pode acabar antes de voltar ao Brasil.

8. Faça seguro viagem

Pra não correr o risco de passar perrengue, é melhor prevenir e garantir o seu seguro de saúde antes de viajar. Muitas empresas oferecem o seguro internacional especialmente feito para os intercambistas. Na maioria das vezes, a própria empresa que organizou o programa de viagem disponibiliza o serviço, é só perguntar!

9. Mantenha-se conectada

Não espere chegar na gringa para pensar em como vai se comunicar com a família e os amigos do Brasil. Será só pela internet? E-mail/Skype/Viber? Ou talvez pelo telefone? Avalie as opções como disponibilidade de wifi e chips internacionais e escolha a melhor para falar com seus pais. Manter esse laço é importante para que eles não fiquem morrendo de preocupação e para que você tenha com quem conversar nos momentos difíceis.

10. Plenaje como vai se locomover

Assim que chegar, pergunte na estação de metro/trem ou no terminal de ônibus que tipo de “bilhete único” você poderia comprar para economizar grana e tempo. Quase todos oferecem descontos para os estudantes: é só levar um comprovante da escola! Se tiver outras dúvidas em relação ao transporte ou sobre qualquer outro detalhe da cidade, pergunte sempre para os professores ou coordenadores da sua escola.

E aproveite muito, viu?

Gostou das dicas? Já está planejando o seu intercâmbio?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s