Tire todas as suas dúvidas sobre o Enem

Apesar de ser uma prova tão falada, nem todo mundo entende ou sabe por que é uma boa fazer Enem. É um vestibular? É obrigatório prestar? E afinal de contas, como é a prova? A CAPRICHO explica.

O que é o Enem?

O nome já facilita um pouquinho: é o Exame Nacional do Ensino Médio. A prova é realizada pelo Ministério da Educação e avalia o que você aprendeu ao fim do ensino médio.

Por que eu devo fazer Enem?

Apesar de não ser um exame obrigatório, o Enem é usado como vestibular em todas as universidades públicas federais, também é aceito em algumas faculdades particulares e pode ajudar a pontuação outros vestibulares.

Quem pensa em pedir financiamento ou bolsa de estudo para o governo também precisa fazer a prova, que é um dos critérios principais para conseguir a ajuda.

Como é e o que cai na prova?

A prova é realizada em dois dias e tem 180 questões de múltipla escolha. Essas perguntas são divididas igualmente em quatro temas: linguagens e códigos, que cobram seus conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (você pode escolher entre inglês e espanhol); matemática; ciências humanas (matérias como geografia, história, filosofia e sociologia) e ciências da natureza (biologia, química e física).

Há também uma redação, que verifica sua capacidade de interpretação e análise de um assunto.

Como me inscrevo? Tem algum custo para fazer a prova?

Alunos de escolas públicas ou que declaram carência são isenta de taxa, que é de R$ 35 para a inscrição. As inscrições de 2011 já estão encerradas. Você pode entender mais sobre esse processo no site do Enem ( http://www.enem.inep.gov.br/inscricao/ ).

Quando é a prova?

Em 2011, o ENEM será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h.

No primeiro dia, 22 de outubro, a prova é dedicada a questões de ciências humanas e da natureza e tem 4 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, 23 de outubro, há as questões de matemática, linguagens e a redação e o aluno tem 5 horas e 30 minutos para fazer a prova.

Pronto, agora você já gabaritou as maiores dúvidas sobre o Enem!

Fonte: Guia do Estudante ( http://www.guiadoestudante.com.br ) e INEP ( http://www.enem.inep.gov.br

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s