Pedidos de ajuda sobre suicídio subiram graças a 13 Reasons Why

O número subiu em mais de 100% aqui no Brasil em menos de uma semana

Desde o lançamento, na última sexta feira, 31, 13 Reasons Why não só tem sido um grande sucesso de audiência, mas também tem estimulado conversas sérias sobre bullying, depressão e suicídio. No último domingo, 2, a tag #NãoSejaUmPorque até ficou nos trending topics do Brasil, por meio da qual os fãs estavam postando exemplos do que não devemos fazer para contribuir negativamente com essas questões.

O mais importante é que toda essa conscientização que surgiu por parte da série e de sua repercussão aparentemente já teve muito efeito positivo – pelo menos por aqui. O HuffPost Brasil conversou com o CVV (Centro de Valorização da Vida), uma associação que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio no Brasil, e os dados divulgados são surpreendentemente bons (apesar de o assunto ser terrivelmente triste).

O CVV atende pessoas que quiserem conversar sobre depressão e suicídio por telefone, e-mail, chat e Skype (garantindo total sigilo) e afirma que, desde a estreia de 13 reasons Why, a procura por ajuda por e-mail aumentou em mais de 100%! Além disso, 25 das mensagens recebidas mencionaram a série.

Aliás, com o lançamento do seriado, a Netflix liberou um site que informa em que lugar procurar ajuda em diversos países. O contato divulgado para o Brasil é justamente o CVV, que atende por meio do número 141 ou pela internet, no site cvv.org.br.

Esteja você acompanhando a série ou não, é preciso dar uma salva de palmas para o fato de ela ter colocado uma discussão tão importante à tona, em um nível mundial, e estar conseguindo ajudar a evitar outras histórias parecidas com a da Hannah. 

 

+ Leia mais: 13 razões porque 13 Reasons Why é uma das melhores séries do ano

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s