Novo regulamento escolar autoriza revista e perda de nota por rebeldia

"Tais medidas buscam a manutenção de uma cultura de paz nas escolas e um ambiente saudável", explica Secretaria de Educação do Distrito Federal

Na manhã desta quinta-feira, 2, foi noticiado que a Secretaria de Educação do Distrito Federal fez algumas alterações no regimento educacional que deve ser seguido pelas escolas públicas da unidade federativa. Uma delas é que, agora, o colégio está autorizado a diminuir a nota dos alunos que cometerem infrações e forem indisciplinados, mesmo que esses se saiam bem nas avaliações. Uma suspensão de dois ou três dias pode somar-se à perda de um ponto no boletim na matéria em que ocorreu o problema, que será analisado pelo corpo docente. Expulsões de sala de aula por rebeldia também acarretarão 0.25 a menos na nota final.

 (Getty Images/Getty Images)

Outra medida bastante polêmica, que está dando o que falar, é a que autoriza professores e diretores a revistar os estudantes caso achem necessário. Inclusive, se houver indícios de irregularidades e os funcionários quiserem contar com um apoio policial, isso será possível. “Tais medidas buscam a manutenção de uma cultura de paz nas escolas e um ambiente saudável, livre de ameaças à integridade física dos membros da comunidade escolar”, informa a Secretaria.

O regimento já modificado foi enviado para todas as 678 escolas públicas do Distrito Federal. Ele contém 25 páginas e ainda veta completamente a entrada de alunos sem uniforme nas instituições. Maior rigidez no controle de faltas também foi solicitada: “O atraso injustificado do estudante por três vezes no ano letivo acarretará a aplicação de suspensão”.

Especula-se que tais alterações visem uma melhora no sistema estadual de ensino e o aumento da segurança dos alunos, vide relatos de tiroteios em massa em escolas do mundo todo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s