Maus-tratos contra animais é 5º crime mais cometido no Brasil

Recentemente, caso do cachorro agredido e morto em uma rede da franquia Carrefour ganhou a mídia. Culpado responde em liberdade.

De acordo com reportagem da emissora de rádio Joven Pan, vinculada na última sexta-feira, 7, maus-tratos contra animais é o 5º crime mais cometido no Brasil. Cães, gatos e cavalos são alguns dos que mais sofrem com essa realidade cruel.

 (Reprodução/Reprodução)

A Constituição prega que pessoas físicas ou jurídicas que maltratem bichinhos, sejam de estimação ou selvagens, devem ser punidas. Existe inclusive uma lei de proteção ao animal no país que diz o seguinte: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena por maus-tratos varia de três meses a um ano de prisão, e multa. Em caso de morte, o culpado pode ter a pena aumentada de um sexto a um terço.

Mas por que na prática não é isso que acontece? Segundo o Ministério Público, por se tratar de um crime visto como menos grave que um homicídio, por exemplo, e por ter penas ainda leves, uma alternativa é sempre oferecida, como prestação de serviço comunitário. Na maioria dos casos, o culpado tem as consequências minimizadas pela Justiça.

Nós estamos mais familiarizados com a triste realidade de pets, mas a situação com cavalos é tão cruel que, em 2017, surgiu até uma petição intitulada “Melhoramento das leis para proteção de equídeos”, idealizada pelo Movimento Movido a Quatro Patas, para proteger os equídeos. Recentemente, o caso do cachorro agredido por um segurança do Carrefour ganhou a mídia, Na última quinta-feira, 6, o culpado prestou depoimento na na Delegacia do Meio Ambiente de Osasco, em São Paulo, e disse estar arrependido. Como era de se esperar, o homem vai responder em liberdade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s