Livro conta a história por trás dos quartos de jovens dos anos 90

Ah! A adolescência... Algumas coisas nunca mudam.

Em 1995, a fotógrafa Adrienne Salinger publicou um livro chamado In In My Room: Teenagers in Their Bedrooms, que reúne uma coletânea de imagens de típicos adolescentes dos anos 90 em seus típicos quartos dos anos 90. É muito incrível ver hoje a forma como eles se vestiam, os itens decorativos que tinham no quarto… Mas o mais incrível mesmo é conhecer as histórias por trás desse cômodo tão pessoal.

No livro, cada imagem vem com uma breve história escrita por ela, sobre cada jovem fotografado. Analisar as fotos e tentar relacioná-las com suas respectivas legendas é um belo exercício! É interessante perceber como aquela pessoa e seus gostos tem a ver com a sua personalidade e seu jeito de encarar a vida e suas histórias. Confira abaixo cinco delas.

1. Bridgette B. e o motivo pelo qual ela não foi ao baile

“Ontem, foi o meu baile de formatura, mas eu não fui(…) Muitas pessoas vão ao baile sem acompanhantes. Me convenci de que eu não queria um. Eu tinha meu vestido, tinha tudo o que precisava para ir, mas, no dia do baile, no segundo em que acordei, comecei a chorar. Chorei o dia todo. Era muito humilhante ir sem um par(…) O lance é que eu tinha alguém em mente, que poderia ter convidado, mas meus pais não me deixariam, porque ele é negro. Meus pais dizem que eu não preciso desse tipo de acompanhante.”

2. Krissy P. e a aventura que é ser adolescente

“Fui com alguns amigos ao concerto Grateful Dead, em Albany(…) Nós não tínhamos nenhum ingresso, mas tentaríamos algo na hora(…) Lá, eu precisei ir ao banheiro e entrei no masculino por engano. Ouvi que o show havia começado. Eu pensei que tinha ouvido eles cantando. Talvez eu tenha imaginado…”

3. Dana L. e a razão pela qual ela pode deixar seu quarto bagunçado

“Minha mãe teve câncer no ano passado. Ela estava se sentindo mal e foi ao médico. Quando ela voltou, soube que alguma coisa tinha acontecido(…) E ela me contou que estava com câncer. Eu subi as escadas e corri para o banheiro e fechei a porta. Foi o pior dia da minha vida(…) Neste ano, ela realizou a ciruirgia de reconstrução de seios, e ela ficou no quarto por mais um bom tempo. Eu podia deixar meu quarto do jeito que eu quisesse, porque ela não iria ver. Então, um dia, ela se trocou e colocou brincos e passou um batom, e eu fiquei realmente louca porque minha mãe tinha voltado. Ela não estava mais usando pijamas. Eu senti falta de quando ela não opinava sobre a bagunça do meu quarto(…) Eu realmente perderia a minha sanidade se perdesse a minha mãe.”

4. Jennifer G. e a rebelde uncool

“Desisti da escola, porque lá eu nunca era a principal, e tinha todas aquelas regras(…) Eu odiei a escola por um longo tempo, e eu sempre escapava para o mercado ou cabulava aulas(…) Eu poderia passar de ano, eu sou inteligente o bastante, mas eu não quero ter todo esse trabalho(…) Acho legal eu acordar e sair e fazer o que eu quero(…) Agora, posso trabalhar mais horas por dia e gastar mais o dinheiro que ganho.”

5. Betsy P. e as aparências que enganam

“Muita gente deve achar que eu sou mega religiosa porque vou à Igreja aos domingos e fico lá por horas(…) Para ser um Mormon, você não deve fumar, beber, usar drogas. E você não pode transar antes do casamento(…) No último mês, eu comecei a brigar muito com o meu namorado e ele disse que deveríamos passar um tempo separados. Mas aí eu achei uma fotografia em que ele aparece com outra garota. Um amigo dele me contou que eu não deveria saber disso(…) Eu fiquei uma droga por uma semana. Depois, eu conheci outro garoto e ele me vez esquecer totalmente o meu ex.”

No site da Adrienne Salinger, você encontra toda as fotos desse trabalho. Além de ler as histórias, você consegue se inspirar nas incríveis decorações ’90s!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s