Liverpool: a cidade do Titanic, dos Beatles e das noitadas

Isa Otto, nossa repórter de comportamento, realizou o sonho de conhecer Liverpool e conta o que mais curtiu na ~fab city~.

É clichê, mas nada melhor do que realizar alguns dos nossos maiores sonhos. E quando isso está prestes a acontecer, até rola aquele tiquinho de medo. Será que vai ser tão mágico quanto estava imaginando? E se der algo errado? E se sonhei a vida toda com algo que nem era tão legal assim? Algumas dessas perguntas passam pela nossa cabeça, mas daí você chega ao seu destino e vê que, na verdade, ele é tudo o que você sempre imaginou e mais um pouco. É isso. Sejam bem-vindas a Liverpool!

Liverpool: a cidade do Titanic, dos Beatles e das noitadas Estátua dos Beatles inaugurada em 2015, no Pier Head. Ela foi um presente do Cavern Club para a cidade. Elas são tão grandes!!! Dá até um medinho!

Estátua dos Beatles inaugurada em 2015, no Pier Head. Ela foi um presente do Cavern Club para a cidade. Elas são tão grandes!!! Dá até um medinho! (Reprodução/)

Uma vez em Londres, para chegar à cidade localizada na costa da Inglaterra é fácil: basta pegar um avião ou um trem saindo da Estação Euston, que é a opção mais fácil e econômica. A viagem dura cerca de quatro horas e as paisagens são bem rurais e lindas. Liverpool é muito diferente da capital do Reino Unido: ela é uma cidade portuária, pequenininha, mais leve e com um dia a dia mais tranquilo e bem menos agitado. Não existe metrô em Liverpool, por exemplo, mas você pode fazer tudo à pé ou usando ônibus e/ou táxi – e gastando bem pouco!

Liverpool: a cidade do Titanic, dos Beatles e das noitadas Parece Paris, mas é a costa de Liverpool repleta de cadeados deixados por casais apaixonados.

Parece Paris, mas é a costa de Liverpool repleta de cadeados deixados por casais apaixonados. (Reprodução/)

A região central da cidade, chamada Albert Dock, é a mais agitada e concentra alguns dos principais pontos turísticos, como o Museu Marítimo de Liverpool (Merseyside Maritime Museum). Dentro dele, você encontra um piso todinho dedicado à história do famoso RMS Titanic, que naufragou em 15 de abril de 1912. Além de objetos originais resgatados do fundo do mar, é possível encontrar jornais da época da tragédia, a lista completa dos passageiros, uma réplica em miniatura do navio e até alguns itens cenográficos usados no longa estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. É uma emocionante viagem no tempo que agrada a todos, mas principalmente aos fissurados pela história do “navio dos sonhos”, como eu. Confesso que até chorei!

Liverpool: a cidade do Titanic, dos Beatles e das noitadas Acima, alguns objetos confeccionados para a primeira classe e um colete salva-vidas.

Acima, alguns objetos confeccionados para a primeira classe e um colete salva-vidas. (Reprodução/)

A verdade é que chorar de emoção foi uma das coisas que mais fiz na viagem! (risos) Pertinho do museu marítimo, fica o The Beatles Story, principal museu do mundo dedicado ao Quarteto de Liverpool, conhecido mundialmente (e se existir vida em Marte, até lá!) como The Beatles. A entrada custa cerca de £ 15 (R$ 65 reais, aproximadamente).

Liverpool: a cidade do Titanic, dos Beatles e das noitadas Alguns dos espacinhos do museu. Ele é lindo e bastante fotográfico. A parte dedicada às crianças é muito amor!!! Me diverti muito lá! Hahaha

Alguns dos espacinhos do museu. Ele é lindo e bastante fotográfico. A parte dedicada às crianças é muito amor!!! Me diverti muito lá! Hahaha (Reprodução/)

Ei, mas quem converte, não se diverte, não é mesmo? No museu, você faz uma viagem por toda a história da banda britânica e, na saída, ainda consegue comprar ingresso para o Magical Mystery Tour, passeio guiado em que você visita alguns pontos da cidade que fizeram parte da vida de Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison, como a famosa rua Penny Lane, o belíssimo Strawberry Fields e até mesmo as casas onde cada um dos beatles nasceu e viveu. É surreal!

Liverpool: a cidade do Titanic, dos Beatles e das noitadas De Penny Lane a Stwayberry Fields Forever, passando por Come Together e dando uma voltinha no Yellow Submarine. Isso é Liverpool!

De Penny Lane a Stwayberry Fields Forever, passando por Come Together e dando uma voltinha no Yellow Submarine. Isso é Liverpool! (Reprodução/)

Para completar o seu passeio beatlemaníaco, é óbvio que você precisa visitar o Cavern Club, famoso bar de Liverpool onde tudo começou. Se possível, compre ingresso (é baratinho, apenas £ 4) para curtir o show de alguma banda cover de Beatles, pois escutar as músicas do quarteto no local sagrado em que eles se apresentavam quando eram ainda beeem novinhos é doido demais. Não dá nem para explicar! O Cavern fica na Mathew Street, uma das ruas mais boêmias da cidade. Por lá, você encontra diversos bares, pubs e baladas que só fecham na parte da manhã. Se você quiser, por exemplo, pode curtir uma música ao vivo no Cavern Club a partir do meio-dia e só sair de lá de madrugada. E essa maratona de shows acontece de segunda a segunda, sem pausas ou intervalos! Ou seja, essa rua é só para os fortes mesmo!!! (risos) No pós-noitada, ainda rola passar pelo McDonald’s 24h que fica bem pertinho de lá e comer um combo com lanche, batata e bebida por apenas outras £ 4. Sdds, fast food baratinho… 

Liverpool: a cidade do Titanic, dos Beatles e das noitadas Eu e meu Georginho de pelúcia (que custou £ 20) e meu mozão Lennon na entrada do Cavern Pub. Que dias!!! Ou melhor, noites.

Eu e meu Georginho de pelúcia (que custou £ 20) e meu mozão Lennon na entrada do Cavern Pub. Que dias!!! Ou melhor, noites. (Reprodução/)

Ah! Caso vocês passem pelo Cavern algum dia, não se esqueçam de levar um branquinho em caneta para deixar sua marquinha (ou seja, seu nome) nas paredes do ~local sagrado~. É um ritual dos visitantes, não se sinta intimidada, ok? Minha mesa favorita é a que fica bem embaixo de uma enorme vitrine só com coisas relacionados ao Jake Bugg, inclusive um violão autografado pelo músico! Outro mozão britânico marcando presença nesse lugar maravilhoso, repleto de energia positiva e gente do bem. É um passeio que dá pra fazer sozinha (mas para entrar é preciso ter mais de 18 anos), com os amigos e/ou com a família (nesse caso, você pode ser menor de idade). O Cavern é um local para todos! Tem como não amar!?

Liverpool: a cidade do Titanic, dos Beatles e das noitadas Jake Bugg fez um show secreto no Cavern Club em 2013. Queria? Queria.

Jake Bugg fez um show secreto no Cavern Club em 2013. Queria? Queria. (Reprodução/)

Para encerrar, minhas três últimas dicas de passeios na cidade são (1) visitar o estádio do Liverpool Football Club, (2) conhecer algumas das belíssimas catedrais da cidade e (3) tomar chá com leite e torradas no Fab4 Cafe que fica em frente às estátuas de John, Paul, George e Ringo, no Pier Head. Foi o meu melhor café da manhã! Não se esqueçam também de levar uma grana extra para as compras. Vocês vão querer voltar de Liverpool com, pelo menos, uma camiseta dos Beatles – ou acabar com um George Harrison de pelúcia, como aconteceu comigo. Faz parte, gente!

Liverpool é uma cidade encantadora! As pessoas são bastante amistosas e é impossível se sentir entediada por lá. Para fazer o roteiro acima, é indicado passar, pelo menos, quatro dias da cidade. Em novembro, época em que fui, os locais não estão tão cheios, mas faz bastante frio. Por isso, levem um casacão bem quentinho (e deixem para comprar mais coisas no famoso shopping a céu aberto no centro da cidade) e não se esqueçam: all you need is Liverpool! ❤ 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s