Leslie Jones, de Caça-Fantasmas, é alvo de racismo no Twitter: ‘Tudo porque fiz um filme’

Atriz decide se afastar de rede social após ataque.

A semana começou de um jeito amargo para Leslie Jones, a Patty Tolan de Caça-Fantasmas. No Twitter, a atriz recebeu inúmeras mensagens racistas de usuários que a compararam com gorilas. Uma das imagens mais favoritadas é essa logo abaixo:

O usuário @evyarb9000 enviou para Leslie uma imagem da antiga série da CBS chamada The Ghost Busters, sucesso dos anos 70, e escreveu a seguinte mensagem para a comediante: “O seu Ghostbusters não é o primeiro a ter um macaco“. O usuário, por incrível que pareça, permanece na rede social com a sua conta intacta, apenas destilando ódio e preconceito.

Leslie Jones ainda precisou lidar com uma conta fake que, em seu nome, respondia a todos esses comentários racistas com comentários no mesmo nível, algo que a atriz desaprova. 

“Sinto que estou em um inferno pessoal. Eu não fiz nada para merecer isso. É muito para mim. Não deveria ser assim. Estou tão magoada no momento”, escreveu. Na sequência, Leslie ainda tweetou: “Deixo o Twitter com lágrimas nos olhos e com o coração muito triste. Tudo isso porque fiz um filme. Você pode odiar o filme, mas toda essa porcaria que eu recebi hoje… Errado”.

O preocupante caso envolvendo Leslie não é, entretanto, um episódio isolado. O vídeo abaixo tem circulado nas redes sociais e mostra uma mulher acusando um homem negro de tê-la furtado em pleno transporte público brasileiro. A senhora afirma que o moço a roubou algumas estações antes, enquanto ele tenta argumentar dizendo que ela nem o conhece para acusá-lo dessa maneira. Depois de muito bate boca, a moça encontra o celular perdido na bolsa. Mas as desculpas não são bem aceitas nem pelo rapaz nem pelos passageiros. “A senhora é racista. Por que, entre todas as pessoas, você acusou logo ele, que é negro?“, questiona um usuário do metrô.

É importante lembrar que racismo é crime previsto na Lei nº 7.716, de 1989, e qualquer pessoa que se sinta lesada de alguma maneira pode prestar queixa. Mas chocante mesmo é pensar que precisamos de uma lei para punir pessoas por algo que nem deveria existir. As pessoas são diferentes?! São. Ainda bem. Mas todos somos seres humanos. Racismo não é só crime; “Racismo É Burrice”, como diria Gabriel, O Pensador.

Estamos contigo, Leslie!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s