Homem trans não-binário dá à luz seu terceiro filho: “Devemos normalizar”

Yuval e o esposo, Matan, documentaram todo o parto em um ensaio de fotos, pois acreditam que ele é extremamente significativo

Por Gabriela Junqueira - Atualizado em 28 Maio 2020, 19h39 - Publicado em 28 Maio 2020, 12h10
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

O israelense Yuval Topper-Erez, homem transgênero não-binário, usou o Facebook para publicar as fotos do nascimento do seu terceiro filho, o pequeno Tig. Ele contou que, por um momento, pensou em guardar o ensaio para si, mas preferiu compartilhá-lo por ser bastante significativo e representativo. 

O primeiro abraço de Yuval e do recém-nascido Tig  Tara Leach/Facebook

“Foi a minha quarta gravidez e estava à espera do meu terceiro filho. Foi uma gravidez difícil, física e emocionalmente”, escreveu nas redes sociais. Yuval contou ainda que sempre gostou de álbuns de nascimento e que a ideia surgiu durante a gestação, como uma maneira de criar uma memória do momento especial. 

“Subitamente tive a sensação de que elas precisavam estar lá fora, pois representam tão bem duas causas muito próximas ao meu coração: a normalização do parto domiciliar e normalização de pessoas trans e não-binárias que dão à luz”, disse. 

Depois de um tempo, o israelense, que deu à luz Tig em 2019, reuniu coragem para mostrar o ensaio aos amigos. Foi preciso de ainda mais coragem para publicá-lo na internet. Levei pouco mais de um ano para me sentir pronto para compartilhá-las [as fotos] com o mundo, e agora estou publicando elas para todos”, disse na descrição do álbum que conta com 140 fotos.

Continua após a publicidade

A rede de apoio do parto domiciliar foi composta por duas parteiras e pelo esposo, Matan Topper-Erez. Tig, terceiro filho do casal, nasceu em 8 de maio de 2019. Foi um parto “muito rápido e intenso” e “um nascimento muito bonito”, nas palavras de Yuval.

Eu sei o quão significativas poderiam ter sido ter visto imagens como essas antes da minha primeira gravidez, e o quão significativo é para mim ver imagens de amigos em parto trans e não-binárias até hoje“, finalizou. 

Veja mais registros do nascimento de Tig:

Tara Leach/Facebook
Tara Leach/Facebook
Tara Leach/Facebook

O ensaio fotográfico completo está na página de Yuval Topper-Erez no Facebook. Família, ê, família, ah! <3

Publicidade