Greta Thunberg: a ativista ambiental de 16 anos que está mudando o mundo

Quem é a adolescente que está lutando em prol do meio ambiente e transformando o mundo com a sua voz

Por Isabella Otto - Atualizado em 27 fev 2020, 11h38 - Publicado em 26 set 2019, 12h00

Em algum momento dos últimos dias, provavelmente uma menina chamada Greta Thunberg deve ter aparecido na sua timeline de alguma rede social. A adolescente de 16 anos discursou na última segunda-feira, 23, na Cúpula do Clima, em Nova York, em prol do meio ambiente e contra as atrocidades que a natureza vem sofrendo há anos, muito por causa da ganância humana. Mas por que ela fez esse discurso em um dos maiores eventos sobre clima organizado pela ONU? Quem é ela, afinal?

Picture Alliance/Getty Images

A estudante apareceu na mídia em agosto de 2018, quando, no dia 20, começou a protestar em frente ao Parlamento da Suécia contra as recentes ondas de calor e os incêndios que invadiram o país. Greta atraiu ainda mais a atenção porque, no horário em que estava protestando, deveria estar na escola. Com o apoio dos pais e uma placa com os dizeres “Skolstrejk för klimatet” (“em greve escolar pelo clima”), a adolescente continuou protestando até as eleições gerais, que ocorreram no dia 9 de setembro. Depois disso, ela voltou para o colégio e passou a protestar somente às sextas-feiras. Thunberg fez barulho, Thunberg foi ouvida.

A sueca ganhou os principais noticiários do mundo e inspirou outras crianças e outros adolescentes a fazerem o mesmo em seus respectivos países. Na última sexta-feira, por exemplo, 20, rolou a Greve Geral Pelo Clima em diversos lugares, como na Austrália, no Japão e no Brasil. Pessoas de todas as idades, mas principalmente jovens, saíram às ruas para protestar contra as absurdas emissões de gás carbônico pelas empresas, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa e, consequentemente, pelo aquecimento global, pelos incêndios criminosos em florestas, pelo desmatamento, pela poluição dos oceanos, pela Amazônia.

Nascida no dia 3 de janeiro de 2003 e no auge de seus 16 anos, Greta Ernman Thunberg, diagnosticada com síndrome de Asperger, TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e transtorno obsessivo-compulsivo, é a mais jovem ativista ambiental a usar sua voz para transformar a realidade em que vive e o futuro.

Continua após a publicidade

Para algumas pessoas, parece pouco. Outras acham que Greta é muito nova e, por isso, muito influenciada pelos mais velhos. Há quem ache que o que ela diz é ladainha, da boca pra fora, exagero. Outros não compram o discurso da sueca com a justificativa que ela é “bancada por fundações” ou até mesmo por grupos políticos. A verdade é que Greta é uma garota, de 16 anos, que ainda está na escola, mas já fazendo muito mais pelo planeta que muita gente crescidinha por aí. E isso incomoda, é inevitável, concorde você com as “frases de efeito” dela ou não.

View this post on Instagram

Skolstrejk dag 14, vecka 3. Näst sista dagen. Vi sitter på mynttorget. Alla är välkomna! #klimatstrejk #climatestrike

A post shared by Greta Thunberg (@gretathunberg) on

Continua após a publicidade

Incomodar é justamente o que a adolescente quer. E inspirar! Greta já foi indicada a diversos prêmios por sua contribuição pelo meio ambiente, tendo vencido, em julho de 2019, o Prêmio da Liberdade da Normandia, na França, recebendo € 25 mil para usar em campanhas e projetos contra as mudanças climáticas. Em março, a estudante também foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, cujo resultado será divulgado no próximo mês de outubro.

Nas redes sociais, usando a hashtag #FridaysForFuture, Greta atualiza seus seguidores sobre sua caminhada como ativista ambiental e incentiva as pessoas ao redor do mundo a protestarem por mudanças. “Pessoas estão sofrendo, morrendo, ecossistemas inteiros estão entrando em colapso, já temos extinções em massa. E vocês vêm aqui falar de contos de fada envolvendo dinheiro e crescimento econômico(…) Como vocês se atrevem?”, questionou a jovem durante discurso na Cúpula do Clima, que você pode conferir abaixo:

E para você, quem é Greta Thunberg? O que ela te faz pensar?

Publicidade