Facebook lança ferramenta para prevenir suicídios

Com ela, usuários poderão ajudar amigos que pareçam estar pedindo ajuda na rede social.

Na última terça-feira, 14, o Facebook lançou uma nova ferramenta especial para a prevenção de suicídio. Com mais de 1,65 bilhão de usuários pelo mundo, a rede social ampliou esse recurso, que antes estava disponível apenas nos Estados Unidos e na Austrália, para outros países. Por meio dela, os usuários podem sinalizar postagens de seus amigos quando acharem que sejam relacionadas a suicídio ou automutilação. 
 
Essas postagens serão, então, analisadas por uma equipe treinada do Facebook – que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana. A pessoa que fizer a notificação será apresentada a um menu com diversas opções, como mandar uma mensagem direta para o amigo ou para outra pessoa que possa ajudar. Ela também receberá algumas dicas de como abordar o assunto. 
 
Imagem: Reprodução/Facebook

Caso os analistas da rede social avaliem que o post realmente parece um pedido de ajuda, a pessoa que teve a postagem sinalizada receberá uma mensagem dizendo que os amigos estão preocupados com ela e terá a opção de mandar mensagens a eles. Além disso, terá acesso a informações sobre o que fazer caso esteja considerando suicídio.

Imagem: Reprodução/Facebook

No Brasil, o projeto tem parceria com a CVV (Centro de Valorização à Vida). “Especialistas dizem que o suicídio pode ser prevenido em 90% das situações”, contou Carlos Correia, voluntário do CVV, ao G1. “No Facebook, isso pode se manifestar de forma mais sutil, em frases como ‘estou sofrendo’, em poemas de solidão postados de forma repetitiva…”, completou.

Para utilizar o novo recurso, é necessário clicar na setinha que aparece no canto superior direito do post e selecionar: “Denunciar publicação” -> “Considero que não deveria estar no Facebook” -> “É ameaçador, violento ou com conteúdos suicidas” -> “Automutilação ou suicídio”. Depois de confirmar, a notificação será enviada à equipe do Facebook. 
 
O que você achou da iniciativa da rede social?
 
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s