Estudante cala Assembleia: ‘Nossa única bandeira é a educação!’

Ana Julia faz discurso emocionante sobre ocupações escolares, representa todos os alunos e cala parlamentares que dizem que movimento é bagunça.

No último mês, foi anunciada uma Medida Provisória, assinada pelo presidente Michel Temer, que visa a reformulação do ensino médio brasileiro. A principal mudança prevista na MP é a flexibilização da grade curricular, que fará com que algumas disciplinas passem a ser facultativas, como artes e educação física. Um movimento de ocupação contra a medida começou no dia 3 de outubro, no Paraná, e até o momento já se espalhou para mais 21 estados.

Durante uma sessão parlamentar que aconteceu na tarde da última quarta-feira, 26, em Curitiba, Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, permitiu que estudantes estivessem presentes para expressarem suas opiniões. Ana Júlia, de 16 anos, subiu ao palanque como uma representante do movimento para discursar diante dos deputados sobre a legitimidade das ocupações.

ana-julia

“Nós não estamos lá de brincadeira. Nós sabemos pelo que estamos lutando. A nossa única bandeira é a educação, somos um movimento apartidário, somos um movimento dos estudantes para os estudantes“, ela declarou. “Nós, estudantes, que estamos nas escolas, não somos vagabundos com dizem aqui, como a sociedade lá fora diz. Nós estamos lá por ideais, nós lutamos por eles, nós acreditamos neles”.

Além da Medida Provisória, Ana Júlia ainda afirmou que as ocupações também são contra o programa Escola Sem Partido, que busca restringir as opiniões políticas em sala de aula, e a PEC 241, que será votada no Senado e, se aprovada, limitará os gastos públicos nos próximos 20 anos. Confira o discurso completo:

O que você achou do pronunciamento da Ana Júlia? E quais são as suas opiniões sobre a Medida Provisória? Conte para a gente nos comentários!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Kakal Laragnoit

    Calou a boca do Senado e para eles reverem que os estudantes do Brasil inteiro é o futuro do Brasil e que tudo isso que eles estão fazendo é um tapa na cara da educação no Brasil. Como sempre somos lesados pela política fracassada do Brasil em todas as áreas!
    #AplausosParaAnaJulia

    Curtir

  2. Giovanna Carla Oliveira

    Arrepiada com a forma que ela jovem falou! Ela foi muito corajosa, expôs muito bem seus argumentos e deixou todo mundo de cara caída no chão, principalmente os políticos ali presentes. Incrível!

    Curtir

  3. Daniela Beatriz

    ” apartidario ” kk uhun

    Curtir

  4. Vitória Oliveira

    Não concordo que a escola tem que ter partido mais no resto ela calou a boca de geral ali . Incrível como disse uma moça abaixo :Como sempre somos lesados pela política .

    Curtir