Enem tem mais de 300 inscrições cadastradas com nome social

Durante a aplicação da prova, os candidatos serão tratados de acordo com o nome que se identificam.

Para quem ainda não sabe, o Enem 2017 será realizado em dois domingos, 5 e 12 de novembro, servindo como “porta de entrada” para faculdades públicas e particulares no Brasil inteiro. Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgados pelo Guia do Estudante, esta edição do exame terá 303 pessoas utilizando o nome social. A medida serve para candidatos transexuais e travestis, que serão tratados de acordo com o nome que se identificam e não com o que consta no documento de identidade.

 (Enem/Divulgação)

Este atendimento já existe desde 2014, que teve 102 candidatos optando pelo nome social. Em 2015, o número cresceu para 278 e, em 2016, subiu para 407, o maior registrado até então.

Em comparação ao ano passado, a prova deste ano tem bem menos participantes inscritos no número geral: de 8,6 milhões caiu para 6,7 milhões. A queda de candidatos pode estar relacionada à algumas novas mudanças: não será mais possível usar a nota do exame para obter a certificação do ensino médio ou também pelo aumento da taxa de inscrição para quem não possui direito à isenção (R$ 82,00).

De acordo com o Inep, São Paulo tem o maior número de participantes que optaram pelo nome social, com 72 pessoas. Depois vem Minas Gerais, com 41. Em seguida, Rio de Janeiro e Bahia, cada um com 31 candidatos.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s