Dicas para se organizar melhor e manter o foco em 2020

Listamos 5 atitudes simples que você pode tomar para ter um ano com mais saúde, principalmente mental.

KIT DE NATAL CAPRICHO CACAU SHOW CHOCOLATE PORTA MAKE

 (CAPRICHO/Divulgação)

Estudar mais, passar no vestibular, ser mais pontual, juntar grana para viajar com as amigas, ir ao show do seu cantor favorito… O ano nem acabou e provavelmente você já está fazendo todos esses planos para o próximo, né? Antes de começar a pensar em como tirar os seus desejos do papel e transformá-los em realidade, lembre-se de que tudo tem um processo. Por isso, separamos algumas dicas pra te ajudar a se planejar para 2020!

 (Getty Images/Getty Images)

1. Defina um propósito
Nós sabemos que é difícil decidir por onde começar, mas, confie: decidir um propósito descomplica tudo! É normal ter muitos sonhos e desejar realizá-los logo, contudo, quando sabemos quais são as prioridades, focamos mais a nossa energia.

2. Divida seus sonhos em pequenos objetivos
Pense que, para realizar algo, é necessário se dedicar um tempo a isso todos os dias. Por exemplo, se você sonha em passar no vestibular, precisará estudar determinados assuntos durante o ano inteirinho. Criar um planejamento semanal, com as matérias que irá revisar em cada dia, pode ser uma boa opção. E que tal pensar em como dividir o conteúdo que vai cair naquele simulado durante o mês? Assim, você não se estressa e consegue fazer tudo com mais calma.

 

3. Cuide do ambiente ao seu redor
Pode parecer bobeira, mas deixar o ambiente em que você estuda ou trabalha organizado pode ajudar (e muito!) a não se distrair. Aproveite as good vibes de começo de ano e já faça um limpa no seu quarto, no seu ambiente de estudo, de trabalho… Se você não usa aquela blusinha há mais de um ano, será que um dia ainda vai usar? Passe essas peças pra frente, doa, faça um brechó! Ter um guarda-roupa organizando também te ajuda a não perder tempo.

 (Reprodução/Reprodução)

4. Anote tudinho
Seja na agenda ou no celular, escrever em algum lugar o que você precisa fazer no dia a dia ajuda a não se perder. Se você é team digital, pode curtir Apps como Trello, Evernote e Pomodoro à lista de downloads. Na hora de anotar o que precisa fazer, comece pelo o que tem mais urgência ou prioridade.

5. Quando parecer difícil, respire fundo
É normal se desanimar. Às vezes, você acorda desmotivada, está um pouco cansada ou acha que aquele sonho ainda parece distante demais. Nessas horas, respire fundo e se cuide. Se puder, descanse um pouco. Faça algo que te deixe bem, seja escutar uma música, conversar com uma amiga, tomar um sorvete… Espaireça!

Agora, o mais importante de tudo é ter calma, porque as coisas não mudam da noite para o dia. Leva um tempo até nos acostumarmos com novos hábitos ou uma rotina diferente. Lembre-se do quanto o que você deseja é importante para você e persista!

Como você costuma se organizar? Já usa alguma dessas dicas?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s