Danilo Gentili é condenado por ‘piada’ e questiona liberdade de expressão

Depois concordar em stand up com fala de que ministra deveria mesmo ser estuprada, comediante é condenado a regime semiaberto e ironiza sentença.

No dia 4 de outubro de 2018, Danilo Gentili fez uma transmissão ao vivo em seu canal do YouTube. O stanp up transmitido foi o “Politicamente Incorreto”. Nele, o humorista e apresentador ironiza uma fala do atual presidente do Brasil, dita quando ele ainda era candidato ao cargo: “não te estupro porque você não merece”, disse o político, referindo-se a ex-ministra Maria do Rosário.

 (Reprodução/Reprodução)

Gentili usou a fala para fazer uma piada sobre o caso, argumentando que nem sempre concorda com o presidente, mas que, nesse caso, eles têm algo em comum: “ela não merece (ser estuprada)”, diz no stand up. Na época, uma série de pessoas se voltou contra o comediante. Uma delas foi a atriz Samara Felippo, que se posicionou dizendo que as “piadas” de Danilo são, na maioria das vezes, preconceituosos, misóginas e racistas. “Nesse vídeo, ele diz que uma mulher merece ser estuprada e uma plateia inteira, e com muitas mulheres, aplaude. Me causou horror físico e mental. É normal? É stand up? É só uma brincadeira?”, questionou.

Na última quarta-feira, 10, cinco meses após a polêmica, Danilo Gentili foi condenado a seis meses de regime semiaberto por injúria. Depois de analisar o caso envolvendo a Maria do Rosário, a 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo deu o veredito. A juíza Maria Isabel do Padro disso que o apresentador ofendeu a dignidade e o decoro da ex-ministra, “atribuindo-lhe a alcunha de ‘puta'”. O humorista pode recorrer em liberdade.

“Ao público, aos amigos e aos jornalistas, comediantes e artistas que após a minha condenação à prisão manifestaram apoio à liberdade de expressão: muito obrigado! Nunca esquecerei disso. Aos comediantes e artistas que pedem liberdade para político criminoso e chilicam contra uma possível repressão num possível futuro, mas que estão bem quietinhos agora: muito obrigado também por provarem que o meu ponto de vista é verdadeiro“, escreveu o humorista nas redes sociais.

Nesta semana, Gentili se envolveu em mais uma polêmica depois de ironizar o vlog gravado pela bailarina Thais Carla, contando a difícil realidade das pessoas gordas em aviões. “Eu nunca vi essas pessoas reclamarem que a cadeira do McDonalds é pequena“, tweetou. Thais respondeu o comentário com um questionamento: isso é mesmo humor?

Uma série de humoristas saiu em defesa de Danilo após saber da condenação. O argumento deles é apenas um: liberdade de expressão. Para a maioria, a condenação de um humorista é a certeza de que o humor morreu e que o tal politicamente correto venceu. “O Humor que ajuda a ganhar consciência foi penalizado @DaniloGentili comediante na prisão? Esgotaram-se as tratativas, diálogo entre as partes para tão grave crime? Acredito na justiça e torço para que esse mal entendido seja corrigido! #menos”, tweetou Tom Cavalcante.

A linha entre o politicamente correto e o incorreto dentro da comédia ainda é tênue e dá muito pano pra manga. Em algum momento, principalmente entre os anos 70 e 90, o tal do “humor negro” foi aceito. Hoje, não mais. Continuar batendo nessa tecla é lutar em prol da liberdade e contra o Sistema ou incentivar o retrocesso por meio do preconceito? Até que ponto uma piada é só uma piada? Até que ponto as pessoas precisam aceitá-las, caso contrário:

 (Reprodução/Reprodução)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Sell On Amazon: https://www.amazon.com/dp/B07RTLPVZY

    ★ Bluetooth 5.0 TWS earphones: Assistance binaural handsfree calling, Support long time music playing The earphone can pairing with each other instantly
    ★ Bluetooth conncection is extra stable than other Bluetooth variation, The transmission rate is faster than various other Bluetooth version
    ★ Billing time: concerning 1-2 hrs, Charger battery ability: 250mAH * 2= 500mAh, Billing times: about 5 times
    ★ Talk time: concerning 4-6 hrs
    ★ Assistance Arrangement: HSP/HFP/A2DP/ AVRCP

    Item description
    Product specification:

    Product Model: tws-8

    Talk time: about 4-6 hrs

    Charging time: regarding 1-2 hrs

    Charger battery ability: 250mAH * 2= 500mAh

    Charging times: about 5 times

    Bluetooth version: V5.0

    Support Contract: HSP/HFP/A2DP/ AVRCP

    Sensitivity: 120 ± 5dB

    Audio array: 20-20000Hz

    Curtir