Como escolher sua profissão?

Às vezes parece que todo mundo já nasceu sabendo o que quer ser quando crescer. Mas o que fazer quando a escolha de uma profissão não é assim, tão intuitiva? Calma. Existem maneiras práticas de descobrir uma vocação.

 

1.Saiba mais sobre você

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer você mesma. E nem sempre a gente consegue fazer essa reflexão sozinha. Nessas horas, vale perguntar a opinião dos outros. Converse com suas amigas, com seus pais, com um professor. O que eles pensam sobre você? Você é uma garota calma? Criativa? Comunicativa? Organizada? Gosta de ouvir os outros? É cuidadosa? Gosta de cumprir horários? Detesta rotina? É uma garota estudiosa? Claro que eles não devem tomar essa decisão por você, mas podem te ajudar a refletir sobre pontos que, talvez, você nunca tenha se dado conta.

2.Estude suas opções

Comece listando as áreas: biológicas, exatas, humanas. Com qual você mais se identifica? Faça uma lista das profissões que estão sob o guarda-chuva dessa área e estude-as profundamente. Os guias de profissões ajudam muito, conversar sobre profissionais da área também. Se for possível, visite locais de trabalho, para conhecer a profissão na prática. Aos poucos, algumas profissões vão brilhar para você.

 

3.Faça um diário

Quando a gente está atenta a um tema, ele salta aos nossos olhos o tempo inteiro. Conheceu algum profissional bacana, ouviu sobre uma nova profissão, se lembrou de outra sobre a qual você ainda não havia pensado? Escreva na agenda ou anote no celular. Assim você não se esquece de inseri-los na sua lista de pesquisa. Além disso, você talvez ache similaridades entre todas essas coisas anotadas e, olha aí, isso já é um caminho!

 

4.Determine suas prioridades

O que você prefere: ganhar bem ou fazer uma coisa que gosta muito? Ter uma rotina bem definida ou ter um dia a dia movimentado? Pertencer a uma equipe ou gerenciar seu próprio negócio? Você seria capaz de abrir mão da sua vida pessoal por uma carreira que ama muito? Não dá pra ter tudo e essas são questões que vão aparecer com frequência durante a sua vida profissional. Elimine do seu caderno as profissões que não se encaixem nas suas prioridades.

5.Coloque os pés no chão

Há algumas questões bem práticas para serem respondidas: existe uma boa faculdade com o curso que você pretende fazer na sua cidade? Se não, você estaria disposta a sair de casa para estudar? Seus pais teriam condição de te bancar durante esse período ou será possível trabalhar enquanto você estuda? Onde você pretende morar depois de formada? Lá existe um bom campo profissional para a área que você escolheu? Como é o vestibular dessa carreira? Se é muito concorrido, você tem estofo para passar em uma boa faculdade? Lembre-se: existe mais que uma profissão que se encaixa bem ao seu perfil. Às vezes, a segunda opção é a que vai te proporcionar mais sucesso na carreira.

5.Tenha serenidade

Você só tem 18 anos (ou 17, ou 19!). Essa não precisa ser uma decisão definitiva. Na pior das hipóteses, você estará conhecendo bem de perto uma possibilidade de carreira. Se chegar à conclusão de que ela não é uma boa opção, haverá tempo de sobra para recomeçar, e você terá ganhado experiência, conhecimento e maturidade. Assim, você estará cada vez mais perto de encontrar a sua verdadeira vocação.

Fonte: Guia de profissões Vestibular VUNESP 2011 e Silvio Bock, diretor do NACE Orientação Vocacional.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s