Continua após publicidade

“Botão de pânico” será obrigatório em celulares da Índia para proteger mulheres

Essa ferramenta terá que estar em todos os aparelhos vendidos no país a partir de 2017

Por Malu Pinheiro Atualizado em 17 ago 2016, 19h19 - Publicado em 28 abr 2016, 11h30
A partir do ano que vem, todos os celulares na Índia precisarão ter um “botão de pânico” para tentar melhorar a segurança das indianas. Isso porque recentemente o país vem tendo muitos casos de estupros. O país registrou mais de 330 mil casos de violência contra mulheres em 2014 – número 9% maior do que no ano anterior. 


Ravi Shankar Prasada, ministro de telecomunicações da Índia, disse em um comunicado que a tecnologia deve apenas melhorar a vida humana e, então, pode ser um meio para melhorar também a segurança das mulheres. O ministro prevê que as marcas de celulares adotem um recurso que possa ser acionado ao apertar os botões 5 ou 9 no teclado. Ainda não se sabe ao certo quais serviços de emergência seriam contatados a partir disso. 
 
Uma pena isso ter que existir, não é? Vale lembrar que já existem vários aplicativos que também tem a intenção de proteger as mulheres e/ou registra locais onde possam existir mais assédios – inclusive no Brasil. O Companion e o Sai Pra Lá são exemplos disso.