Bianca Gouvêa, a pin up de 19 anos que não liga para os olhares curiosos que recebe

Se você tem uma quedinha pelo retrô, com certeza vai amar conhecer a Bianca, que mudou o seu estilo de vida no auge da adolescência!

“Sei de gente que me chama de A-Menina-Que-Gosta-De-Coisa-Velha”, conta Bianca Gouvêa, de 19 anos. “As pessoas olham torto, principalmente quando vou a alguma balada usando saias mais compridas.”

A paixão da paulista pelo universo Vintage começou aos 15 anos. Inspirada pelo vocalista (Mike Ness) de sua banda favorita, a Social Distortion, ela começou a mudar o seu estilo em casa mesmo, com atitudes que estavam a seu alcance. “Eu não conhecia ninguém que abraçasse esse estilo na época, então comecei passando um batom vermelho, fazendo um olho gatinho e um penteado mais retrô.”

Aos 18, Bianca começou a trabalhar em um famoso brechó de São Paulo e passou a entender melhor esse mundo. “Meus chefes estão inseridos no universo Vintage, desde as roupas que vestem até os carros que usam e o modo como agem”, lembra. “Eles conversavam muito comigo, me emprestavam livros, davam dicas e, de repente, lá estava eu abraçando a vida que sempre sonhei de uma forma natural.”

Mas se engana quem pensa que é fácil ser pin up aos 19 anos em pleno século XXI! ” Conheço poucas pessoas vintages da minha idade. Tanto é que a maioria dos meus amigos tem 30 e 40 anos “, conta Bi, que admite ter passado por cima de qualquer tipo de preconceito. “Sinto olhares curiosos vindo na minha direção o tempo todo! Alguns incomodam até, mas o segredo é não ligar. Acho que, na vida, é válido passar por tudo até você se encontrar de verdade . E hoje eu estou muito feliz!”.

Bianca se inspira nas divas dos anos 40 e 50 para se vestir e se comportar no dia a dia. Veronica Lake, Betty Page, Marilyn Monroe e Rita Hayworth são algumas de suas maiores inspirações! Recentemente, Bi também começou a fazer apresentações burlescas em São Paulo e criou um blog, o Dracurella , para falar justamente desse universo que causa tanta curiosidade e tanto desejo em algumas meninas. “Quero sair da mesmice do vestido de bolinhas. Muita gente que adota esse estilo acha que batom vermelho, delineador gatinho e estampas retrô são o suficiente para se auto-intitular pin up .”

O guarda-roupa da Bi está cheio de saias lápis, luvas, cintas liga, meias 7/8 e até penhoares (aquela espécie de roupão que a sua avó ou bisavó muito provavelmente colocava em cima da camisola), mas os looks são apenas uma das muitas partes que compõem o Vintage.

O Vintage é um estilo de vida. E é bem complexo! O vestuário é amplo, cheio de cortes ‘acinturados’. Os penteados são difíceis para iniciantes – só bob salva! – e é preciso estudar muito! Você pode encontrar informações sobre os anos 20, 30, 40, 50 e 60 em livros, revistas da época, objetos de decoração, filmes e até em músicas. Mas o indispensável é seguir o padrão comportamental das mulheres dessas respectivas gerações. Elas tinham classe, sabiam se portar e sabiam agir de forma sutil e encantadora. Eu, sinceramente, tenho muita dificuldade em ver isso acontecer nos dias de hoje.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s