Ansiedade? Insônia? Cuidado! O Facebook pode ser o grande culpado

Quantas horas por dia você passa conectado na rede social?

“Não é bom mexer no celular enquanto está na cama, antes de dormir. É importante dar um descanso”. Apostamos que você já escutou ou leu essa frase alguma vez na vida. E ela tem uma razão de existir. De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Universidade de Glasgow, a maioria dos 467 entrevistados respondeu que era bastante engajada nas redes sociais, passando horas e horas no Facebook, por exemplo. A mesma maioria confessou ter um histórico de ansiedade e depressão.

“Eu estava interessado em descobrir por que as pessoas não estavam mais conseguindo dormir, e uma das causas disso é o uso excessivo das redes sociais”, revelou o Dr. Heather Woods em entrevista ao The Huffington Post . O psicólogo, que participou ativamente do estudo e da conferência realizada pela Glasgow, ainda levantou uma questão muito importante: “será que estamos criando uma geração de crianças que não saberão o que é ter uma boa noite de sono?”.

A adolescência é uma época complicada. Os adolescentes ainda estão moldando suas respectivas personalidades. São muitos medos, inseguranças, picos de alegria e de mau humor repentinos. Por isso, a constante exposição na internet pode ter um resultado diferente nos jovens, que estão sempre com os hormônios à flor da pele. ” É um período de vulnerabilidade, favorável a quadros de depressão e ansiedade, que só são estimulados pela falta de sono “, esclarece Heather. A falta de sono, no caso, é uma consequência da internet, que agora está em todos os lugares, ao alcance de todos, a qualquer hora. Inclusive, naqueles cinco minutinhos antes de dormir, quando você pega o celular “só para dar uma última checada”, perde o sono e, quando vai ver, já está na hora de levantar para ir para a escola novamente.

O psicólogo de Glasgow salienta que o estudo não está condenando as redes sociais. “Obviamente, não estamos dizendo que o Facebook e o Twitter são ruins. O que estamos querendo dizer é que é preciso ter um pouco mais de cautela ao utilizar essas redes, porque elas podem afetar diretamente o seu bem estar”, afirma.

E você, já sentiu que o seu bem estar e até mesmo a sua saúde estavam sendo afetados pelo ininterrupto uso de celulares, computadores e redes sociais?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s