Continua após publicidade

Amanda Claro, 22, conta como é estudar direito em uma grande universidade

Por Da Redação Atualizado em 16 ago 2016, 17h27 - Publicado em 22 jul 2013, 18h50

Amanda Pretzel Claro, 22 anos, é estudante no quarto ano da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

“Ao contrário de outros cursos, como engenharia e medicina, em Direito há muitas disciplinas, mas poucas horas-aula por semana. Normalmente se faz de 7 a 12 disciplinas por semestre.

No começo, há as matérias básicas como Introdução ao Estudo de Direito e Direito Constitucional . Com o passar dos anos, você vê matérias mais específicas, como Direito Penal. Ao longo do curso, quase metade das matérias são optativas e assim você pode escolher de acordo com o que te interessa. Minha matéria preferida é Direito do Trabalho.

O curso é basicamente de leitura, muuuita leitura. Há livros bases, os chamados manuais, e textos oferecidos ao longo do ano. Há muito trabalhos de análise, aulas expositivas e seminários.

O que mais me surpreendeu na minha faculdade é que é um lugar cheio de atividade e projetos. O estudante pode se envolver com literatura na Academia de Letras, com política no Centro Acadêmico, prestar serviços à sociedade, além de ter muitas outras opções. Aulas, livros e professores todas as faculdades têm, mas acho importante quando essa formação se dá no conjunto, não só na sala de aula. Por isso é bom prestar atenção na estrutura da faculdade antes de prestar vestibular.

Continua após a publicidade

Na USP o estágio não é obrigatório, mas o mercado de advocacia e os grandes escritórios valorizam estudantes que estagiam e costuma empregar quem já tem experiência.

Na carreira de Direito é possível fazer coisas muito variadas: advocacia; os cargos públicos como a Magistratura, a Promotoria, a Defensoria Pública; a carreira acadêmica; a carreira diplomática. É um leque bem amplo de opções, o que torna o costuma ser o mais atraente no curso.”

Publicidade