A inteligência artificial está mais presente do que você imagina

Fábio Scopeta fala sobre inteligência artificial na Feira Guia do Estudante

Ei, você sabia que a inteligência artificial está presente no nosso dia a dia? Pois é, desde quando acessamos nosso perfil em uma rede social, quando a gente pede aquele help pro nosso amigo Google ou dá um match naquele boy no Tinder.

14139358_1049281405109454_951417040_o

Foto: Mariana Pekin

Nós batemos um papo com o Fábio Scopeta, que trabalha com Inteligência Artificial (IA) na IBM (International Business Machines) e conversou com os visitantes da Feira Guia do Estudante. Na entrevista abaixo, ele explica um pouco sobre a área e dá dicas para quem tá começando na carreira.

O que é um sistema de IA?
O sistema de IA aprende e entende a linguagem natural – a que nós usamos para comunicar – e chegam inclusive a pensar pela gente.

Tá, mas como isso afeta nossa vida?
A IA trouxe mudanças em diversas área e vai continuar trazendo. Ela pode ajudar um advogado a entender e estar sempre atualizados sobre as leis vigentes, também pode influenciar um profissional da saúde a tomar uma decisão em relação a algum procedimento médico. Além disso, a gente vai ter uma série de novas profissões ligadas as essas novas tecnologias, por exemplo, um curador de dados ou aquele indivíduo que vai ensinar o jovem a fazer inteligência artificial.

A Inteligência Artificial pode um dia substituir os humanos?
Esses sistemas não vêm para substituir o ser humano, e isso é o mais legal. Eles vêm sempre para ampliar nossa capacidade de pensar e de tomar decisões.

Quais as dicas que você dá quem quer ingressar nessa área?
A dica é entrar. Existem bastantes jovens ingressando nessas áreas, mas há um número baixo de mulheres em profissões como essas e em outras da área de exatas. Nós temos uma série de exemplos de mulheres bem sucedidas na área de tecnologia, como a Presidente Mundial da IBM, a engenheira Ginny Rometty. Então a minha dica é entrar, não pensem que essa área é só para meninos.

A Feira Guia do Estudante acontece entre os dias 26, 27 e 28 de Agosto. Para saber mais informações acesse http://guiadoestudante.abril.com.br/feira-do-estudante/.

Texto: Gabriela Cesario 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s