9 meninas negras que ainda vão brilhar muito para seguir no Instagram

Você pode ainda não conhecer essas garotas, mas elas já brilham - e vão brilhar ainda mais! #promessas

Por Ana Carolina Pinheiro - Atualizado em 19 out 2019, 17h07 - Publicado em 19 out 2019, 10h01

Esporte, comportamento, tecnologia, beleza, arte. Que essa história de “coisa de menina” é uma besteira, nós já sabemos. Afinal, temos o direito de escolher como e onde vamos depositar nossa energia e interesse. Mas, na prática, nem sempre essas escolhas são respeitadas e apoiadas. O gênero ainda é uma barreira que dificulta o acesso à educação, o direito sobre o seu próprio corpo, as chances de escolher a profissão que se identifica e a ainda coloca em risco a própria vida.

Olhando para o recorte racial, encontramos um cenário com oportunidades bem mais escassas. Segundo dados do IBGE divulgados em 2018, 33% das meninas negras não têm ensino médio, praticamente o dobro do índice de meninas brancas, que é de 18,8%.

Os dados são assustadores, eles servem como alerta para que nos enxerguem e nos respeitem cada vez mais. Inclusive, esse é um dos motivos pela ONU ter criado do Dia Internacional da Menina, que rolou no último dia 11.

Mesmo com esse cenário desfavorável, lutamos diariamente para existir e mudar essa realidade. Para termos um sopro de esperança e inspiração, separei 9 meninas negras que falam sobre assuntos diversos para seguir no Instagram. Dá uma olhada:

1. MC Soffia
Não é novidade que a MC Soffia manda muito bem como rapper, mas no seu Instagram ela também mostra seu talento na dança. Então, se você quer uma inspiração para arrasar no passinho e até uma inspiração de braid box colorida, não deixa de acompanhá-la.

View this post on Instagram

Aiai me mordeuuu🔥🥵🔥

A post shared by MC Soffia (@mcsoffia) on

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

2. GABZ
Atriz, cantora, artista. Para quem tem uma pegada mais cultural, a GABZ tem um perfil perfeito. Além de servir de inspiração para fotos diferentonas, ela também compartilha os bastidores da Malhação, em que interpreta a Jaqueline.

View this post on Instagram

Deixa os boy olhar 💁🏾‍♀️🌻

A post shared by GABZ (@ehagabz) on

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

3. Jennifer Marinho
Se o Instagram é um lugar para buscar referências de moda, o perfil da Jennifer Marinho vai te ajudar. Além de mostrar vários jeitos de usar a mesma peça, principalmente plus size, a futura publicitária também compartilha várias dicas de autocuidado.

View this post on Instagram

VÍDEO NOVOOOOOO, passa pro ladinho e confere ! Como nós já sabemos. O clima as vezes fica brincando com a gente, se vai ser frio ou calor ! E sabemos que o verão está tomando conta e o friozinho está dando as caras, mesmo assim! Más como eu não quero deixar o meu lado “piriguete” se esconder junto com o calor, montei alguns looks com meia calça. Que é aquela peça barata, confortável e que ainda deixa o nosso look com mais estilo, em poucos minutinhos. É isso bens, espero que gostem. E me acompanhem que jaja tem mais novidades, e bastante novidade! Me acompanhem nas redes socias: Em todas as redes sociais eu sou @marinhoje AGORA EU TENHO PAGINAAAAAAAAAAAAAAA: https://www.facebook.com/marinhooje/

A post shared by Jennifer Marinho (@marinhoje) on

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

4. Isabelle Cristina
Nós já contamos a história da Isa aqui na coluna, mas, se você não viu, vamos relembrar. Com apenas 15 anos, ela criou um projeto, o Meninas Negras, de liderança para essas garotas. Além de compartilhar sobre o projeto, ela também sabe tudo de tecnologia.

https://www.instagram.com/p/BktCwA0nden/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

5. Hemili Thamiris
Sabe aquele dia que falta inspiração de penteado? Então, os seus problemas acabaram. A Hemili compartilha diariamente várias opções. As meninas com cabelo crespo e cacheado também encontram dicas de hidratação ma-ra-vi-lho-sas!

View this post on Instagram

Já passou seu batom escuro hoje?💄✨ Bbests, esse foi o penteado de ontem, já conferiram? #cachos #penteados #cacheadas #cachostumblr #naturalcurls #cachosbra #todecacho #cacheadasinlove

A post shared by H E M I L I T H A M I R I S. (@lindaaonatural_) on

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

6. Julia Teodoro
A Julia Teodoro, para os íntimos “afro patty”, aproveita o seu perfil para compartilhar sua rotina, inclusive os momentos religiosos. Por isso, se você quer saber mais sobre religiões de matrizes africanas, como o candomblé, não deixe de seguir o perfil dela.

https://www.instagram.com/p/BztN4uoFwsJ/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

7. Isa Marques
Isa Marques certamente vai arrancar boas risadas por aí! Ela mostra o seu dia a dia de maneira leve e ainda faz montagens bem inusitadas. Vira e mexe, a Isa também aparece em eventos, como premiações e shows. Ou seja, dá para acompanhar os bastidores!

View this post on Instagram

Acho que to bem alinhada, né?! Hahahaha 📸 @mii.marks

Continua após a publicidade

A post shared by Isabelle M (@isamarks) on

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

8. Taynara Cabral
Sabe aquele feed organizado e poético, então a Taynara tem um desse jeito. O mais legal é que ela aproveita para compartilhar suas ilustrações, que, às vezes, são acompanhadas até de notícias ou informações culturais.

View this post on Instagram

💫

A post shared by Taynara Cabral (@taycabral) on

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

9. Maria Luiza Peck
Camisa 10! Jogadora do Flamengo e da Seleção Brasileira Feminina Sub-17, Mari compartilha no seu perfil um pouco da sua rotina de treinos e até avisos sobre peneiras, aquelas seletivas que recrutam novas jogadoras para o time.

View this post on Instagram

Ficou top demais heimmm!!! 💓💓 Aí, na moral 💓💓 @adidasbrasil @Flamengo @SaoPauloFC @femama.brasil #aquiehdiferente #mariapeck10 #outubrorosa Que dia maravilhoso galera, manto novo chegando, porém lembrando a todas que precisamos nos cuidar!!! Agradeço a Deus por tudo que vem acontecendo, e gratidão total a todos que me apoiam. @t.taveirasportswomen @topballer_sports_management @duraesrobertoo

Continua após a publicidade

A post shared by Maria Luiza Peck (@mariapeck.10) on

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Escreve aqui nos comentários outras meninas que precisamos conhecer e acompanhar nas redes sociais (e na vida real também)!

Beijos,
@anacarolipa

Publicidade