7 plataformas e sites com cursos online gratuitos pra fazer em casa

Dá pra aprender a desenhar, estudar finanças, se preparar pro vestibular...

Com o aumento do ensino à distância, em razão do coronavírus, o número de pessoas estudando em casa aumentou bastante. Mas já faz alguns anos que essa estatística cresce, viu? Segundo o último levantamento realizado pela ABED (Associação Brasileira de Ensino à Distância), publicado em 2019, mais de 9 milhões de brasileiros fazem EAD.

 (Westend61/Getty Images)

Durante a quarenta, algumas plataformas de ensino e empresas decidiram disponibilizar cursos online gratuitos para incentivar a população a permanecer em distanciamento social. Separamos alguns dos mais legais:

1. Coursera
A Coursera é uma plataforma que oferece cursos desenvolvidos por instituições conhecidas, como as universidades de Stanford, Yale, Princeton, Michigan e até por museus como o MoMa (The Museum of Art Modern). Divididos em 11 áreas, eles são gratuitos, mas, para obter o certificado de conclusão, é preciso pagar uma taxa. Um dos cursos apresentados pela USP, por exemplo, “Origens da Vida no Contexto Cósmico”, mostra alguns dos últimos avanços científicos nas descobertas sobre o universo. Para quem se interessa por astronomia, é uma oportunidade e tanto!

 (BBC/GIPHY/Reprodução)

2. Udemy
A Udemy foi fundada em 2009 e oferece tanto cursos gratuitos quanto pagos. Na hora de procurar o seu, é possível filtrar pelo idioma, duração e preço. Estão disponíveis conteúdos voltados para o ensino superior, aprendizado de idiomas e matérias ensinadas no ensino regular, como matemática, redação, gramática e história.

3. Harvard
Reconhecida como uma das universidades mais prestigiadas do mundo, Harvard disponibilizou mais de 100 cursos online durante essa quarentena! Todos são ministrados em inglês e divididos em graduações, como arquitetura, comunicação, literatura, medicina… Para quem pensa em prestar vestibular na área da saúde ou ciência, o curso “Fundamentos da Neurociência” pode ser interessante. Nele, o estudante aprende como os neurônios transmitem informação através da energia e desvenda um pouco sobre o funcionamento do sistema nervoso.

4. Anglo
O Anglo, da SOMOS Educação, liberou a Anglo Box, uma plataforma com aulas em vídeo com o objetivo de ajudar os alunos que estão se preparando para encarar o vestibular. Além dos materiais, também é possível montar um plano de estudos online, com estilo planner, em que o estudante informa qual vestibular vai prestar e quantas horas por semana pretende estudar. Assim, nenhuma matéria fica de fora!

5. Perestroika
A Perestroika é uma escola que tem como propósito criar uma educação mais criativa e disruptiva. Falando em criatividade, esses são alguns nomes de cursos disponíveis: “Chora PPT Online” (como criar apresentações impactantes), “Plural” (sobre diversidade nas empresas), “Fui Lá e Fiz” (sobre empreendedorismo e motivação), e por aí vai. Neste período em que a população pratica o distanciamento social, o “Clip”, curso sobre sociedade colaborativa, pode ser acessado gratuitamente, basta informar seu nome e e-mail.

 (GIPHY/Reprodução)

6. Faber Castell
A Faber Castell, que marcou a infância de tanta gente, também está com alguns cursos gratuitos no seu site. Ao todo, são 17 disponíveis, com materiais voltados para crianças, adultos, para pessoas que nunca desenharam e para quem já tem experiência. Composição, lettering, aquarela e técnicas de narrativa visual são alguns dos temas disponíveis. Demais!

7. FGV
A Faculdade Getúlio Vargas, instituição brasileira de ensino superior, está oferecendo mais de 50 cursos gratuitos sobre administração, economia, liderança e gestão. “Como Gastar Conscientemente”, um deles, é recomendado para estudantes do ensino médio e superior e explica a importância de ter um planejamento financeiro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s