7 aplicativos que te ajudam a controlar seu ciclo menstrual

Anotar os sintomas e acompanhar a menstruação de perto não é apenas importante: é essencial para qualquer mulher!

Mesmo que o seu ciclo menstrual seja reguladinho, controlar as datas da menstruação é algo importantíssimo! Isso te dá autonomia, confiança, poder e, é claro, te ajuda nas consultas ginecológicas. Afinal, os médicos sempre perguntam a data a última menstruação, né? Para te ajudar nessa missão e facilitar sua vida, a CAPRICHO separou 7 aplicativos para controle do calendário menstrual.

 (GIPHY/Reprodução)

1. Clue (Android e iPhone)
Você, provavelmente, já deve ter visto alguma amiga usando este aplicativo. Um dos apps mais usados para controlar a menstruação, o Clue tem duas opções para mostrar seu ciclo: o calendário tradicional em forma de agenda e um calendário rotacional. Além disso, ele também tem um espaço para que você registre o nível de sangramento (leve, médio ou intenso), suas emoções (feliz, sensível, triste ou na TPM), como está a sua pele (boa, oleosa, seca ou com acne), possíveis dores (cólicas, dor de cabeça, seios sensíveis), entre outras opções. Fica tudo registradinho! E, caso você seja uma pessoa esquecida, também dá para ativar os lembretes do aplicativo. Dependendo da configuração, o Clue te manda notificações para avisar sobre a próxima menstruação, a chegada da TPM, quais dias você está ovulando, quando é o seu período fértil… Bem útil, né?

 (Reprodução/Reprodução)

2. Maia (Android e iPhone)
O Maia tem praticamente as mesmas funções do Clue, mas o design dele é mais bonitinho. Ao inserir os primeiros dados da sua menstruação no calendário, todos os dias automaticamente ganham cores diferentes para definir qual é o período seguro para transar e o inseguro (ou, no caso de você estar querendo engravidar, o fértil). Além disso, também é possível registrar sintomas, emoções e informações diárias. O aplicativo também te dá dicas de como lidar com cada dia do ciclo menstrual, explicando o que está acontecendo com o seu corpo em cada período. Bem legal!

 (Reprodução/Reprodução)

3. Flo (iPhone)
Assim como os outros aplicativos, o Flo também permite que você registre os dias da menstruação em um calendário, seu humor diário, sintomas, etc. Ele também utiliza uma calculadora de aprendizagem automática para prever o período da ovulação e o pico da fertilidade. E não é só para controlar a menstruação, viu? O Flo também serve para quem está grávida e quer registrar o dia a dia da gestação. Um diferencial legal do Flo é que, além do ciclo menstrual, ele também oferece opções para que você registre dados do seu estilo de vida. Dá para adicionar o seu peso, duração diária de sono, consumo de água, calorias, estresse e metas pessoais. É tudo bem completinho!

 (Reprodução/Reprodução)

4. Sai Cólica (Android e iPhone)
Este app pode parecer “mais do mesmo”, mas a gente te garante: ele tem um diferencial importantíssimo! Além de registrar as informações do ciclo menstrual e informar os prováveis dias de cada período, o aplicativo oferece joguinhos divertidos para tentar aliviar a dor da cólica ou aquele estresse clássico durante a TPM. Cá entre nós, jogos são sempre úteis – principalmente os que prometem aliviar a tensão.

 (Reprodução/Reprodução)

5. Womanlog (Android e iPhone)
O Womanlog também registra os dias do início e final da menstruação, informando a previsão dos próximos períodos do ciclo. Além disso, o aplicativo tem registro de peso, funções para adicionar as informações de pílula, estado de espírito e outros sintomas diários. Também é possível ativar o “modo gravidez”.

 (Reprodução/Reprodução)

6. Period Tracker Period Calendar (Android e iPhone)
O Period Tracker também te dá opções para registrar sintomas, dores, peso, temperatura, atividade sexual e humor (que você pode classificar usando emojis!). Na tabela de fertilidade, o aplicativo também apresenta um gráfico com os picos do seus períodos férteis de cada mês.

 (Reprodução/Reprodução)

7. Glow (Android e iPhone)
Este aplicativo também te mostra um gráfico com os picos de fertilidade durante o mês. Além de registrar os dados de sintomas físicos, do humor, estresse e da atividade sexual, o Glow tem um detalhe que pode fazer uma grande diferença: dá para você adicionar amigas! Chamadas de “parceiras de ciclo”, as pessoas que você adicionar podem fazer publicações em uma linha do tempo e você pode interagir com elas, curtindo e comentando. Se você é fã de redes sociais, essa é a opção de aplicativo perfeita para você e suas amigas!

 (Reprodução/Reprodução)

É importante ressaltar que nenhum aplicativo apresenta 100% de precisão. Afinal, estamos falando do corpo humano, né? Ele também não substitui as idas regulares ao ginecologista nem funciona como método contraceptivo. Preservativo é indispensável! E aí, de qual aplicativo você mais gostou? Já usa algum?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Fernanda Tamiris

    O aplicativo Flo também funciona em android. Já usei o Clue mas prefiro o Flo queé oq eu uso atualmente

    Curtir