5 dicas para ter uma agenda de estudos mais organizada

Sem desculpas pra não estudar agora, hein?

Se você está na reta final do Ensino Médio ou preparando-se para o vestibular, deve ter percebido que organizar os estudos não é uma tarefa fácil. Às vezes, a ausência dessa organização pode inclusive te deixar mais desanimada para estudar os conteúdos necessários.

 (GIPHY/Reprodução)

Mas pode ficar tranquila! Nós sabemos que fazer maratona de estudos não é nada fácil e, por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se organizar melhor. Preparada?

1.Faça anotações diárias na agenda

É fácil se perder na quantidade de lições de casa e matérias que precisam ser estudadas. Para isso não acontecer, a dica é anotar todos os dias as tarefas que os professores passarem e sempre pedir para os colegas te atualizarem quando faltar à aula.

2. Reserve um horário para estudar

Nem sempre é fácil se desapegar das redes sociais, celular, série favorita… Por isso, separe um momento do seu dia para os estudos e deixe anotado na agenda para não esquecer e tornar esse momento um compromisso diário. O recomendado é que você use o período do dia que seja mais fácil para se dedicar aos estudos, não importa se for pela manhã, tarde ou noite. Tirar pelo menos umas 2 horinhas já faz uma grande diferença, né?

Veja também

3. Separe matérias por dia

É claro que não dá pra estudar todas as matérias em um mesmo dia, né? Você não conseguiria dar o tempo necessário para cada uma delas e ainda tem o risco de acabar se confundindo mais. O ideal é separar as disciplinas de acordo com cada área. Por exemplo, coloque história e geografia para estudar na segunda-feira, química e biologia na terça-feira, física e matemática na quarta-feira, português e literatura na quinta-feira e assim por diante. Entendeu?

4. Coloque a agenda no papel

Sério, você não vai lembrar tudo de cabeça! Seja em um bloquinho de papel ou uma planilha de Excel, escrever os horários pode te ajudar a manter a organização certinha. Também pode ser uma boa ideia colocar os assuntos estudados em cada disciplina na agenda para manter um controle maior do que ainda precisa ser revisado.

 (iStock/Reprodução)

5. Faça uma lista semanal com temas de redação 

Além de fazer exercícios das matérias, você não pode esquecer de treinar sua redação! As provas dos principais vestibulares sempre exigem um texto com um tema atual, então é uma boa ideia ficar atenta aos assuntos sugeridos por professores e especialistas. Faça uma lista, selecione um tema para cada semana e anote na agenda para não pular essa parte tão importante dos estudos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s