3 meses para o Enem! Dicas de preparação para mandar bem nas provas

Não adianta correr atrás do prejuízo poucos dias antes do exame, hein? O negócio é começar a revisão agora e com calma

Neste sábado, 4, faltam exatos três meses para o Enem 2018. A primeira parte da prova (Linguagens, Ciências Humanas e Redação) ocorre no dia 4 de novembro e a segunda (Matemática e Ciências da Natureza), no dia 11. A grande novidade deste ano é que o candidato terá 30 minutos a mais para terminar a avaliação no segundo dia.

 (iStock/mediaphotos/Reprodução)

Não dá mais para querer correr atrás de todo o prejuízo agora, mas é importante usar os próximos meses para revisar conteúdos e focar naquelas disciplinas que você tem mais dificuldade. O Eduardo Valladares, coordenador pedagógico do Descomplica, dá algumas dicas para que você aproveite essa contagem regressiva da melhor maneira possível. Se liga!

1. Tenha total entendimento do exame
É importante que o aluno esteja por dentro do tempo de duração das provas, da divisão de disciplinas por datas e dos horários. Inclusive, vale ressaltar que os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Programe-se direitinho para conseguir chegar ao local com antecedência. Lembre-se também de levar um documento original de identificação com foto e de preencher direitinho os cadernos usando apenas caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. No site do Inep, você encontra todas as informações de que precisa.

2. Se prepare para a resolução da prova
O Enem exige bastante controle do cansaço físico. Estamos falando de uma prova de longa duração: são dois dias e mais de dez horas de prova. Outro ponto importante é que o aluno precisa estar atento à Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma metodologia que divide as questões em três níveis: fácil, médio e difícil. Ela dificulta os “chutes” e deixa a avaliação mais linear. A estratégia de prova adotada pelo aluno é algo muito pessoal, por isso ele deve praticar para definir como irá resolver as questões.

3. Treine muito a redação
Essa é uma das partes da prova mais temidas pelos candidatos. Escrever duas redações por semana até a avaliação é uma boa meta para praticar. Mas, se achar que não precisa de tanto, pode focar em uma redação por semana. O importante é entender suas necessidades, aperfeiçoar aquilo que não está tão bom e estudar os possíveis temas que podem ser abordados em 2018.

 (Reprodução/Reprodução)

4. Estude adequadamente cada área de conhecimento
As disciplinas exigem diferentes estratégias de estudos. Resumos funcionam muito bem na área de humanas. Que tal fazer uma linha do tempo para estudar História? Em Física e Química, talvez seja mais indicado usar fichas, já que você vai precisar memorizar algumas fórmulas e técnicas para resolver problemas. Para treinar a redação, não tem jeito: o negócio é ler, escrever, ler, escrever… Não se esqueça também de ficar de olho nos portais de notícias e jornais para saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

5. Conheça seu adversário
Quando você se prepara para um desafio, é interessante saber como é o seu adversário. E, no caso do Enem, não é diferente! Calma, não estamos falando para você conhecer cada um dos candidatos, até porque isso é impossível. Mas analise o esquema do Enem, entenda como ele funciona. A melhor maneira de fazer isso é resolver provas antigas para treinar o cérebro e fazê-lo se acostumar ao exame.

6. Controle seu emocional
Dar uma segurada no nervosismo e na ansiedade é possível com treino. Para isso, o aluno deve criar com alguma frequência todo o ambiente que envolve a prova. Uma sugestão é dormir cedo aos sábados, já que os exames são realizados aos domingos. O aluno pode colocar na rotina dele situações relacionadas aos dias que antecedem a prova para ir se adaptando e tornando aquela situação corriqueira. Tire alguns domingos para “brincar” de Enem!

7. Entenda a resolução das questões
Claro que é importante acertar a resposta, mas, ao consultar a resolução de questões de provas anteriores, o aluno também consegue entender a melhor forma de chegar ao resultado. A prova muda de um ano para outro, mas algumas formulinhas continuam sempre as mesmas: descubra quais são os problemas matemáticos que são sempre abordados, as questões gramaticais mais pedidas, as fórmulas químicas queridinhas dos examinadores…

 (Reprodução/Reprodução)

8. Cuide do bem-estar, da alimentação e do sono
O candidato deve entender que ele não é uma máquina e todos esses aspectos fazem parte da composição da preparação. Use esses três meses para iniciar a revisão aos poucos. Não adianta querer enlouquecer no mês que antecede a prova – muito menos no dia anterior.

9. Se desconecte
O estudante precisa se disciplinar a ser menos imediatista e instantâneo na resposta a mensagens recebidas no celular e nas redes sociais. Definir horários do dia para consultar o celular com esse objetivo é uma saída. E na hora do estudo, já sabe, né? Nada de ficar com o celular perto. A tentação é muito grande!

10. Organize grupos de estudos
Colaborar no estudo de outros candidatos ajuda a despertar a confiança do aluno. Ele reforça o seu conhecimento na disciplina ao se preparar, além de estar envolvido em um ambiente com outros candidatos na mesma sintonia.

E você, tem alguma dica infalível de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio? Conta pra gente!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s