16 pequenas ações para mudar o mundo

Como dizem por aí: A mudança começa por cada um de nós!

Todos os dias você, provavelmente, escuta alguém reclamando do mundo. É violência sem limites, políticos corruptos, preconceito, desperdício, crueldade… Realmente, há muita coisa a ser mudada. Algumas delas fogem do controle, mas outras podem ser feitas por cada um, no dia-a-dia, e a diferença vai começando a acontecer. Você mesma pode mudar alguns hábitos e ações que têm impacto, quer ver?
 
1. Adotar um animal
Ao invés de comprar um cachorro ou gato, que tal salvar uma vida? Existem muitos bichinhos precisando de um lugar para morar, além de comida e, é claro, cuidado e carinho. Lembrando que cuidar de uma vida é muita responsabilidade! Se você tem interesse em adotar, existem muitas ONGs, como a Amigos de São Francisco, que trabalham com essas fofuras! É só pesquisar a mais próxima de você! 
 
2. Diminuir seu consumo de carne
Você sabia que, de acordo com a Water Footprint Network, para produzir um quilo de carne de bovina são necessários 15.400 litros de água? Muitos optam por consumir menos carne pelo seu impacto ambiental, benefícios à saúde e questões morais. Não precisa nem virar vegetariana, mas você já tentou passar um dia da semana sem carne? Já faz uma bela diferença.
 
3. Usar frente e verso das folhas do caderno
Parece bobo, mas são as pequenas ações. Já imaginou quanto papel você economizaria se usasse frente e verso? É basicamente duplicar o uso de cada folha! Escrever no verso pode não tão legal quanto escrever em uma nova folha limpinha e sem dobras, mas é o correto.
 
4. Tomar banhos mais rápidos
Nosso suprimento de água é finito, gente, e precisamos de água para viver. Muitas cidades já conheceram e ainda conhecem o que é racionamento. Economizar para não faltar, hein?
 
5. Fazer uma gentileza ou ajudar pelo menos uma pessoa por dia
Pessoas mais felizes, um mundo mais tolerante. Imagina quantas guerras, quantas doenças mentais, quanta tristeza pode ser evitada com mais gentileza?! É simples e não custa nada.
 
6. Não usar cosméticos testados em animais
Teste em animais é algo bem controverso, mas vamos combinar que, pelo menos, para maquiagem, algo completamente desnecessário para nossa saúde, usar animais não é necessário. Procure comprar de marcas cruelty-free. Há muitas opções! 
 
7. Fechar a torneira quando escovar os dentes
Esse é de deixar qualquer pessoa louca! Água limpa descendo pelo ralo… Aaaah, nããão!
 
8. Se informar sobre assuntos antes de discutir sobre eles
Ser mais informada e culta não faz mal a ninguém, mas imagina as brigas desnecessárias que você evita fazendo isso. 
 
9. Não jogar lixo na rua
Por favor, né? Não tem uma lixeira por perto? Pergunte a alguém onde é o lixo mais próximo ou guarde a sua sujeirinha até chegar em casa ou achar um lugar de descarte. Ah! Vale a pena lembrar que contribuir para a reciclagem e jogar lixo tóxico em lugares apropriados é essencial. 
 
10. Demonstrar preocupação com seus amigos
Às vezes, é bom perguntar: “E ai, como você está?”. Todos passamos por momentos difíceis e precisamos de carinho. Quando estamos nos sentindo mal, muitas vezes, não sabemos como falar isso para alguém. Inicie a conversa, vai que você descobre algo que não sabia antes sobre seu amigo que parecia bem?
 
11. Oferecer seu assento e lugar na fila para uma pessoa mais velha, grávida ou deficiente
Educação e cortesia, minha gente! Não somente porque é o certo a fazer, mas porque um dia você também será alguém precisando de um lugar para sentar e descansar! Já pensou nisso?
 
12. Dizer “por favor” e “obrigada”
Seja grato, isso muda não somente seu olhar, mas sua relação com pessoas! 
 
13. Ler um livro para uma criança
Como uma pessoa mais velha, você serve de exemplo para muitas crianças. Seja um exemplo positivo, traga cultura e a magia das palavras para a vida dos pequenos. Por que não?
 
14. Fazer elogios honestos
Porque o mundo precisa de mais autenticidade e amor! Sem ficar mentindo, sendo “fofa falsa”… Elogie quando você realmente acredita no que está falando – e elogie mesmo! Afinal, quem não gosta de receber um elogio?
 
15. Procurar entender o ponto de vista dos outros
Se você não concorda, respeite a cultura e opinião dos outros. Menos intolerância mudaria tanta coisa neste mundão…
 
16. Fazer algo que você ama
Quando uma pessoa ama muito o que faz, esse amor é perceptível e encoraja os outros a fazer o mesmo! É lindo ver os olhos de alguém brilhar quando fala sobre suas paixões. A partir do momento em que pessoas começarem a fazer coisas por amor ao invés de razões mais superficiais, com certeza todos serão mais felizes. Tipo um efeito dominó da felicidade! hehe
 
Claro, uma lista de coisas boas nunca será definitiva. São inúmeras ações que fazem toda a diferença, mas começar por essas 16 já é ótimo. Sua idade, seu sexo, sua situação financeira, onde você mora… nada disso importa. Você tem o poder de fazer o mundo melhor!
 
O que você faz para melhorar o mundo?
 
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s