Viaje sem sair de casa: 15 livros para quem ama se aventurar por aí!

Que tal descobrir um pouco mais sobre Paris, Nova York e Antártica através das páginas desses livros? Então, se liga na nessa listona!

Se você sonha em viajar o mundo, conhecer outras culturas, pessoas e viver um monte de experiências, livros sobre viagens ou viajantes devem fazer os seus olhos brilharem, certo?

Em geral, as palavras tem esse poder de levar nossa imaginação para longe enquanto a gente lê. Quando mergulhamos em um livro, parece que estamos lá, vivendo aquela cena, sentindo o vento bagunçar o cabelo, observando aquela paisagem… Assim, guias, relatos e até algumas ficções conseguem nos transportar em instantes para nossos lugares dos sonhos!

Que tal começar a viajar abrindo um livro? Indicamos alguns abaixo:

1. O Maravilhoso Bistrô Francês – Nina George
A protagonista, Marianne, está deprimida e, durante uma viagem em Paris, decide pular no rio Sena! Para sua sorte,  uma pessoa que estava passando salva sua vida, No hospital, inspirada por uma paisagem de uma cidade que viu, decide se aventurar pelo mundo… Muitas emoções, paixões e descobertas recheiam as páginas desse romance.

2. Nova York Para Amantes do Cinema – Barbara Boespflug e Beatrice Billon
Se você é fã de cinema, precisa desse livro para ontem! Nova York Para Amantes do Cinema, livro escrito por Barbara Boespflug e Beatrice Billon, reúne endereços de cafés, restaurantes, lojas, galerias e teatros que serviram de locação  para grandes clássicos do cinema e fazem qualquer um suspirar.

3. Mas Você vai Sozinha? – Gaía Passareli
Gaía é jornalista, atualmente trabalha no Buzzfeed (sim, isso mesmo!), escritora e apaixonada por viajar. A pergunta que dá nome ao título é uma entre das muitas que as mulheres que gostam de viajar sozinhas estão cansadas de ouvir. Nesse livro, a autora nos mostra que é possível sim ir sozinha e  nos desperta uma vontade enorme de sair em busca de passagens antes mesmo de terminar o livro. A autora conta histórias que aconteceram em lugares que vão desde Paranapiacaba, no interior de São Paulo até em Nova York e na Índia.

4. How To Be a Travel Writer – Don George
Se você pensa em seguir carreira na área de comunicação, gosta de compartilhar suas viagens ou simplesmente curte escrever, anote esse título! Neste livro, o escritor Don George dá dicas de como fazer entrevistas, ensina como realizar pesquisas tanto antes de viajar como na estrada, além de trazer entrevistas com escritores e editores renomados.

5. Paris Para Um – Jojo Moyes
Esse livro é uma reunião de contos de Jojo Moyes, autora de Como Eu Era Antes de Você. No conto que dá nome ao livro,  a personagem Nell planeja uma fim de semana romântico em Paris com o namorado. Até que, ao chegar na estação, Nell descobre que ele desistiu de acompanhá-la e decide ir sozinha. Em outro país, sozinha, e com muita coragem, a personagem começa a descobrir uma outra versão de si.

6. Becky Bloom Ao Resgate– Sophie Kinsella
Dessa vez, Becky Bloom e sua família embarcam em uma aventura em um trailler atrás de seu pai que sumiu e, antes,só deixou um bilhete. No recado, avisava que iria tratar de uma questão do passado. Eita! Será que Becky conseguirá resolver esse mistério?

7. Comer, Rezar e Amar – Elisabeth Gilbert
Elisabeth Gilbert tinha uma vida que muitos considerariam perfeita, porém, não estava realizada. Depois de um divórcio, enfrentar uma depressão, e viver um amor que dá errado, decide sair em uma viagem de um ano pelo mundo. Buscando se descobrir e entender o prazer, a devoção e o equilíbrio, escolhe três destinos: Itália, Índia e Bali. 

Veja também

8. Um Ano Inesquecível Bruna Vieira, Babi Dewet, Thalita Rebouças  e Paula Pimenta
Em Um Ano Inesquecível, usando as estações do ano, as escritoras contam quatro histórias diferentes envolvendo as dores e as delícias da juventude, como o primeiro amor.

9. Lugares Distantes – Andrew Solomon
Andrew Solomon nasceu em Nova York, é professor de Psicologia Clínica na Columbia University Medical Center e escritor. Em Lugares Distantes, Solomon apresenta uma coletânea com textos sobre  lugares do globo  que passaram por grandes mudanças e abalos no campo cultural, espiritual ou político.

10. 1.000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer – Patricia Schultz
O livro já vendeu mais de 3 milhões de exemplares pelo mundo e chegou a ficar em primeiro lugar na lista do New York Times. Ah! Entre os destinos listados, estão alguns localizados em solo brasileiro, como o encontro das águas do Rio Negro com o Solimões, no Amazonas!

11, A Arte de Viajar – Alain de Botton
Tentando desvendar o mistério que nos leva a viajar, Alain de Botton, criador da “School of Life”, escreveu esse livro. Para ele, o ato de ir também é uma busca por amor. O quê os aeroportos, estações, estradas e hotéis tanto tem que nos atraem?

12. A Livraria Mágica de Paris – Nina George
A Livraria Mágica de Paris é outro livro de Nina George, autora do primeiro livro dessa lista! Nessa história sobre amor, perda e o poder das palavras, o livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente qual livro cada pessoa precisa. Para ele, os livros pode ser uma espécie de remédio para a alma.

13. Americanah – Chimamanda Ngozi Adiche
Em Americanah, a jovem nigeriana Ifemelu se muda para os Estados Unidos para estudar em um momento em que a Nigéria enfrenta tempos sombrios. Ao mesmo tempo em que conquista sucesso no meio acadêmico, tem que enfrentar o preconceito como mulher negra e imigrante.

14. Minha Vida na Estrada – Glória Steinem
A escritora e ativista Gloria Steinem relata suas aventuras pela estrada e o seu crescimento pessoal durante o percurso. No livro estão histórias que incluem a Conferência Nacional da Mulher de 1977 até uma viagem a territórios indígenas.

15. Férias na Antártica – Laura Klink
Amyr Klink é um famoso navegante que ficou conhecido por ser a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo. Nesse livro ilustrado, sua filha, Laura Klink, conta as viagens que ela fez ao lado de  sua família. No relato estão cinco expedições para a Antártica em que a família encontra baleias, focas, pinguins…  Um verdadeiro sonho!

E aí, qual vai ser o primeiro destino… Ops, livro?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s