11 hinos musicais que resumem perfeitamente a adolescência

Se a adolescência é um ~hino~, sua trilha sonora precisa ser à altura, não?

A adolescência é uma das fases mais incríveis da vida! Hoje, você pode não acreditar nisso, mas esse período de descobertas é marcante por várias razões: você vive experiências novas, se redescobre como pessoa, muda de opinião mil vezes, vive tudo com muita intensidade. É justamente por isso que a adolescência pode ser também uma das fases mais conturbadas. Biologicamente falando, os hormônios estão a todo vapor e rolam várias mudanças físicas que podem, inicialmente, assustar. Depois, essas transformações podem nos deixar inseguras e refletir no nosso comportamento social, tanto com os pais quanto com os amigos. Um dia, você está muito triste. No outro, irritantemente feliz. Em todos os outros, você tem que estudar ou fazer algum trabalho para entregar. A escola não alivia e você inventa de fazer atividades extracurriculares ou se tornar jovem-aprendiz em alguma empresa. Você quer muito uma coisa agora. Cinco minutos depois, já não quer mais. Fácil não é, mas quem disse que precisa ser?

 (Reprodução/Reprodução)

No decorrer da história da humanidade, artistas lançaram verdadeiros hinos que retratam esse período em que nada mais somos que ~aborrecentes~. Todos já passamos por isso ou vamos passar um dia. É inevitável. Mas existe uma canção para cada um dos momentos difíceis com mais de um bilhão de visualizações no YouTube. Porque se a adolescência é um hino, sua trilha sonora precisa ser à altura!

1. Se você estuda à tarde, sabe que a sonequinha pós-almoço pode fazer falta. Se estuda de manhã, sabe o quão complicado pode ser acordar cedo praticamente em todos os dias da semana. Mas ninguém parece realmente levar essas questões à sério… Só o Simple Plan. “Eu levantei às sete e esperei até às onze apenas para perceber que ninguém ligaria…. Eu sou apenas uma criança e a vida é um pesadelo“, canta a banda na música I’m Just A Kid.

2. Nos Estados Unidos, a tradição de convidar alguém ou ser convidada para o prom (baile de formatura) é mais forte. No Brasil, não é tanto… Mas sabe quado todo mundo é escolhido para os times formados na educação física e só você fica sobrando? O famigerado forever alone? “Cara, me sinto tão triste. Hoje é o dia da Festa de Formatura e eu estou sozinho“, canta o grupo musical Wheatus, na música Teenage Dirtbag, que fez o maior sucesso nos anos 2000. A gente entende…

3. Além das lições de casa, dos trabalhos e das provas, você precisa lidar com outro grande desafio: as panelinhas. E não fazer parte de nenhuma delas pode ser a coisa mais complicada de todas! Ao mesmo tempo, pode ser algo libertador. Você tem que ser aceita nos grupinhos e fazer amigos por quem é e não por aquilo que pretende ser para agradar os outros. “Os garotos e garotas da ‘panelinha’… Os nomes horríveis que usam… Você não vai se misturar bem, cara“, garante o My Chemical Romance em Teenagers. Tem verdade mais verdadeira?

4. E quando você vê aquela amiga se transformando em outra pessoa apenas para agradar o crush? É complicado, né, Avril? Qual recado gostaríamos de mandar pra ela? “Eu vejo o jeito que você é, agindo como se fosse outra pessoa, isso me deixa frustrada“.

5. Seus pais dizem que você é muito jovem para viajar com os amigos. Em contrapartida, dizem que você já é bem grandinha para saber que “você não é todo mundo”. A Britney também já passou por isso… “Eu não sou uma garota, nem ainda uma mulher. Tudo o que eu preciso é tempo. Um momento que seja só meu enquanto estou nessa transição“.

6. Ao mesmo tempo em que tudo parece ser muito intenso e passar voando, você parece ter a certeza de que tem todo o tempo do mundo. E, muitas vezes, é essa certeza que faz tantos jovens se descuidarem. Os 25 anos ainda parecem tão distante… Os 30, então, nem se fala! “Mas tenho muito tempo, temos todo o tempo do mundo(…) Somos tão jovens“.

7. Aos 15 anos, você acha que é a voz da razão – mesmo que você não seja de Virgem. (risos) A Taylor Swift também já achou isso: “e quando você tem 15 anos e acha que não tem mais nada o que descobrir? Bem… conte até dez, se ligue. Essa é a vida antes de você saber quem você será“. E ela tem a mais pura razão! Daqui uns 10 anos, você vai ver como muitas de seus opiniões e de seus gostos vão mudar.

8. Adolescência = Y.O.L.O.. Ou seja, you only live once. Do português, “você só vive uma vez”. Ou, como diria o 1D, “queremos viver enquanto somos jovens. Esta noite vamos entrar em ação e viver enquanto somos jovens!“.

9. E quando seus pais dizem que você “não vai e ponto final”? É como se todo o mundo desmoronasse ao seu redor, né? Afinal, você precisa viver! Você pre-ci-sa. “Eu quero saber como é se sentir assim. Eu preciso ver isso por dentro. Eu posso experimentar um pouco do que eu vou encontrar. Há tanta coisa para se viver!“.

10. O primeiro beijo, o primeiro coração partido, o primeiro namoro, a primeira vez… Você jura que não vai dar uma nem segunda nem uma terceira chance para aquela pessoa que já pisou na bola com você. Mas, quando percebe, já está sorrindo sozinha ao receber uma mensagem do crush. “Por mais que tente, eu sei que não posso desistir. Algo em você é tão viciante“… Ah, Demi, a gente te entende, amiga!

11. No fim, o mais importante durante a adolescência (e em qualquer outra fase da vida) é cuidar de quem corre do seu lado e de quem te quer bem, saber quem é de verdade e quem é de mentira, fazer da dificuldade a sua motivação, sua volta por cima, porque o que mais importa é se sentir bem e fazer o bem. Essa é a coisa mais pura! ❤

E aí, qual outro hino ~indestrutível~ resume perfeitamente a adolescência?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s