10 coisas que você precisa saber antes da primeira vez

Culpa, insegurança, medo, expectativa, amor... Em alguns momentos, tudo que mais precisamos é da opinião sincera de uma amiga. Deixa a gente ser a sua?

Por Da Redação - Atualizado em 27 fev 2020, 18h56 - Publicado em 23 fev 2017, 13h45

Recebemos muitas mensagens enviadas por vocês sobre o assunto e montamos uma lista com dez conselhos que você, aí do outro lado, precisa ler antes de ter a primeira vez. Eles vão te tranquilizar, te alertar, te dar alguns toques e te deixar mais confiante para encarar esse momento tão marcante na vida de toda pessoa.

10 coisas que você precisa saber antes da primeira vez
PS: Todas as imagens da matéria são cenas do filme “A Primeira Vez”, de 2012, estrelado por Dylan O’Brien e Britt Robertson. Reprodução/Reprodução

1. Ela pode não ser tão incrível quanto os filmes dão a entender
Aposto que você já ouviu que a primeira vez sempre é ruim. Calma, as coisas não são bem assim! A questão é que ficamos tão ansiosas, tensas, nervosas e apreensivas com a situação, que acabamos não relaxando tanto quanto nas vezes seguintes. Tipo o que rolou quando você deu o seu primeiro beijo, lembra? Os outros não foram melhores? A primeira transa é um mix de dramas que deixam a gente nervosa e nos fazem ficar pensando em mil questões. Por isso, mesmo estando apaixonada, você pode acabar deixando o prazer de lado. Mas isso é momentâneo, não significa que será assim para sempre. Tente relaxar.

2. Mas ela também pode ser muuuito boa!
Ao mesmo tempo em que existe a chance de a primeira transa ser ruim ou até meio indiferente, ela também pode ser incrível! Isso tudo depende da sua relação com o(a) parceiro(a) e, principalmente, com você mesma. Se você estiver confiante e tranquila, as chances de você curtir o sexo são maiores. É claro que isso depende muito da nossa vontade e intimidade com o(a) outro(a). Convenhamos, é muito mais legal quando as coisas acontecem naturalmente, mesmo que tenha rolado um planejamento básico antes, né?

10 coisas que você precisa saber antes da primeira vez

3. Sua amiga pode ter sentido dor, mas você pode não sentir nadinha
Só paixão, amor, alegria, tesão… Ou um pouquinho de dor. E você pode imaginar que esse desconforto é ocasionado pelo rompimento do hímen, mas não. Essa dor, na verdade, resulta das contrações musculares provocadas pelo medo ou pela ansiedade. E é justamente por isso que a maioria das meninas sente esse doloridinho. É importante destacar que o próprio corpo feminino libera substâncias analgésicas que facilitam a penetração e é essa quantidade que controla a intensidade da dor. Seu corpo já é naturalmente preparado para esse momento. Por isso, não precisa encanar com coisas não-encanáveis, tá? Tente apenas relaxar a aproveitar. E, para isso, é preciso estar segura.

4. Nem toda garota sangra
Isso acontece porque nem todo hímen é igual. Alguns formatos se adaptam melhor à transa. Mas, ei, isso não é problema! Por isso, não fique encanada caso não haja sangramento na sua primeira transa. Mas também não se desespere caso você sagre um pouquinho. Vale lembrar que, se você não sangrar, não significa que continua virgem, hein? Alguns himens possuem mais elasticidade que outros (eles são os conhecidos como complacentes), por isso, nem toda garota tem a sua “pelinha” rompida e/ou sangra quando tem a primeira relação sexual.

5. Não precisa planejar cada detalhe
Sonhar acorda, pode. Mas cuidado para não transformar esses sonhos, desejos e expectativas em metas obrigatórias. A primeira vez é sempre meio desajeitada, por mais que a outra pessoa já tenha transado. O melhor a fazer é deixar as coisas acontecerem. Não imponha tantas regras nem planeje um roteiro que não admite erros, porque eles vão acontecer. E já vai ter tanta coisa passando pela sua cabeça, que você não precisa ficar se cobrando por uma perfeição boba, né? Deixa ser do jeito que rolar! E daí, com o tempo, vocês vão experimentando coisas novas e descobrindo, sozinhos, o que é mais legal e o que não dá tão certo. Confiar no(a) parceiro(a) é importante, mas, acima de tudo, é essencial que você esteja sentindo-se segura com você mesma.

10 coisas que você precisa saber antes da primeira vez

6. É difícil não encanar com o corpo, mas relaxa: ele é um mero detalhe!
Conversar com o garoto antes de ter a sua primeira vez é fundamental. Deixe claro que você é virgem, fale sobre seus receios e discuta sobre o que você acha que vai acontecer, suas impressões sobre sexo no geral. Esconder ou tentar dar uma de experiente só vai te deixar ainda mais apreensiva. Outra coisa que pode te deixar encanada são pneuzinhos na barriga, estrias nos seios, “furinhos” no bumbum, pelinhos que não saíram com a depilação… Acredite: são meros detalhes. Não se prive por conta disso. Ninguém vai reparar nisso e você só vai ficar ainda mais tensa com a situação.

7. Você vai sacar se está preparada ou não nas preliminares
Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos é: “como vou saber se estou pronta para ter a primeira vez?”. Não existe uma fórmula secreta infalível para você descobrir isso, mas antes da primeira vez, é bastante provável que rolem alguns carinhos mais quentes. Nesse momento, você vai sentir se está preparada para avançar o sinal ou se é melhor esperar mais um pouquinho. Sua cabeça vai ser invadida por um turbilhão de pensamentos, sentimentos e emoções. Mas a vozinha da sua consciência vai estar sempre lá. Se já nas preliminares você achar que vai acordar arrependida consigo mesma no dia seguinte, talvez seja melhor esperar mais um bocadinho para chegar aos finalmentes de fato.

8. Os sinais que o corpo dá são bons aliados
O mais certo é que você esteja prontíssima na sua primeira transa. Ou seja, que você já tenha visitado um ginecologista e esteja usando algum método contraceptivo, para que sinta-se confiante. Já é tanta encanação… Mas a gente sabe que, às vezes, a primeira vez acontece no susto (ai, que perigo!) e tudo que vocês têm é uma camisinha. Daí chega o dia seguinte, você acorda preocupada, não sabe se toma ou não a Pílula do Dia Seguinte, acha que já está grávida, surta… Calma. Respira. Quando estamos no período fértil, aquele 14º dia do ciclo menstrual, com margem de erro de três dias antes e três depois, o corpo libera uma substância viscosa, clarinha, bastante parecida com clara de ovo. É o muco cervical. Se ele estiver com essa coloração e consistência, significa que você está fértil e seu útero está preparado para receber um possível óvulo fecundado. Preste bastante atenção na hora em que você for fazer xixi e repare nesses sinais que o organismo dá. Eles são valiosos!

10 coisas que você precisa saber antes da primeira vez
Tumblr/Reprodução

9. Vá ao ginecologista
Se possível, antes e depois da primeira relação sexual. Essa consulta é tão importante quanto os tais sinais que o corpo dá. E, é claro, continue visitando regularmente o seu médico de confiança. O especialista te dará informações muito importantes sobre a primeira vez. Com ele, você poderá tirar todas as dúvidas e ter mais certeza das respostas, tanto as envolvendo encanações sobre o antes da transa, o durante e o depois. É importantíssimo lembrar que o(a) ginecologista não irá te julgar ou rir das suas perguntas, ele não vai expor a sua intimidade (nem para a sua mãe!), e vai te examinar direitinho e te indicar a melhor opção de contraceptivo para você usar. O preservativo é indispensável, mas quanto mais segura você se sentir, melhor!

10. Independente de como, onde, quando e com quem for, use SEMPRE camisinha! 
Engana-se quem pensa que a primeira relação sexual está livre de riscos, seja de contrair uma DST, seja que engravidar. Muitos jovens infectados pelo vírus HIV recebem o diagnóstico logo após a primeira transa. Segundo o estudo Durex Global Face of Sex, realizado em 2013 pela empresa líder mundial de preservativos, 29% dos jovens que não planejam a sua primeira vez tendem a acreditar no parceiro e transar sem a devida proteção. Não caia nessa. Deposite toda a confiança que tem em você mesma! É o seu corpo, a sua saúde, o seu momento, a sua primeira vez inesquecível. Então, mesmo fazendo o uso de qualquer método contraceptivo (eles são importantíssimos!), use e abuse da camisinha. Temos um trato?

Ei, vocês têm outras encanações sobre primeira vez ou outras questões relacionadas a sexo? Se não quiserem comentar aqui no site, podem mandar para capricho@abril.com.br que vamos te ajudar, combinado?

Continua após a publicidade

Publicidade