Dia Internacional da Mulher: A verdadeira história da criação da data
Explicamos qual é a origem dessa data de luta, lembrada em todo o mundo no dia 8 de março.

o Dia 8 de março, algumas mulheres recebem flores, outras chocolate, outras textões e homenagens nas redes sociais. Poucas passam ilesas às mensagens de parabéns no Dia Internacional da Mulher.
Mas poucos sabem que a data não foi feita para celebrar a existência das mulheres, mas sim, lembrar que é preciso muita luta para chegar ao mercado de trabalho, garantir direitos e abrir caminho para oportunidades.
Mas você sabe porque ele é lembrado no dia 8 de março atualmente? Tudo começa em 1909, ou seja, há 116 anos. Sim, faz um bom tempo. É preciso voltar ao passado e explicar que, naquela época, o sistema capitalista e a era industrial estavam em seu início e a mão de obra trabalhadora em fábricas – tanto de carros ou têxteis – era muito necessária.
A força de trabalho dos operários era uma forma de garantir a expansão dos negócios em um momento em que as máquinas estavam (literalmente) a todo vapor e eram a aposta do momento. Sem mencionar a eminente Primeira Guerra Mundial, que estourou logo depois, em 1914, e expôs uma ordem mundial frágil e que gerou uma crise econômica e social.
Até aqui estamos falando majoritariamente de Europa, ok? Nos primeiros anos que antecedem a Primeira Guerra, a mão de obra feminina já era explorada, mas foi com a chegada do recrutamento de um número grande de soldados para ir à guerra, que a mão de obra, especialmente masculina, então, ficou escassa.
E, então, alguém em algum momento da história pensou: “ué, vamos colocar as mulheres para trabalhar mais, então!”. E elas chegam em peso ao mercado de trabalho, com salários menores, condições insalubres e jornadas exaustivas. Os homens também eram atingidos pelas más condições de trabalho, claro, mas existia uma valorização da força desta mão de obra.
Quando se fala em “mão de obra trabalhadora” você, leitor e leitora de CAPRICHO, precisa prestar atenção. É comum pensarmos diretamente na figura masculina trabalhando dentro das fábricas de carro ou até têxteis da época (sim, esse é um problema coletivo do nosso imaginário). Mas as mulheres também se tornaram mão de obra lucrativa.
Havia, em contrapartida, um momento efervescente de reivindicação pelos direitos das mulheres no mundo todo. Na Europa, por exemplo, em 1906, a Finlândia tornou-se o primeiro país do continente a reconhecer o direito das mulheres ao voto. E não dá para deixar de mencionar o impacto que a Revolução Francesa, mesmo anos depois, provocou por lá e nos Estados Unidos.
Eis que chegamos a 1911. Em 25 de março daquele ano, um incêndio em uma fábrica têxtil chamada Triangle Shirtwaist, em Nova York, matou trabalhadores em condições precárias. Grande parte deles eram mulheres.

Há quem acredite, ainda hoje, que o que aconteceu naquele 25 de março e os protestos que aconteceram em seguida por melhores condições de trabalho, é a verdadeira origem do Dia da Mulher. Mas não é bem assim. O incêndio apenas faz parte de um contexto mundial em que as mulheres estavam inseridas e que tem uma relação direta com a força trabalhadora.
E existe outro país que entra na jogada para falarmos sobre reivindicação de direitos e, sim, a criação do Dia da Mulher, a Rússia.
O Dia Internacional da Mulher celebrado em 8 de março, como conhecemos hoje, tem origem lá, em 1917, com uma greve de operárias têxteis de São Petersburgo – e nenhum incêndio, ok?
Em 1917, por lá, foi derrubada a monarquia czarista e o país respirava um clima de revolução e transformação. Assim, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve, pasme, no dia 8 de março daquele ano. Essa data entrou para a história como um grande feito das mulheres operárias e também como prenúncio da chamada Revolução Bolchevique.

Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 08 de março tornou-se o símbolo maior de homenagens às mulheres devido à greve das mulheres na Rússia. Ou seja, a origem do Dia da Mulher não tem relação com uma festa, celebração, flores, chocolates e outros presentes em geral.
Da próxima vez que alguém te perguntar se você sabe qual é a origem, já sabe o que responder: o Dia Internacional da Mulher existe porque mulheres lutaram por direitos no passado e isso tem tudo a ver com a possibilidade de você chegar ao mercado de trabalho hoje. Combinado?