Saiba como assistir ao 2º debate presidencial das Eleições 2022

Maior grupo de veículos de imprensa, incluindo SBT, CNN Brasil, Estadão/Eldorado, Veja, Rádio Nova Brasil, e Terra, vão transmitir o encontro.

Por Da Redação Atualizado em 30 out 2024, 15h32 - Publicado em 24 set 2022, 06h00
debate eleitoral 2022
Durante a corrida eleitoral, os candidatos tem poucas chances de falar diretamente com toda a população brasileira. O debate é a chance! Rodrigo Paiva/Getty Images

Falta uma semana para o primeiro turno das eleições de 2022 e os debates eleitorais já estão rolando nas principais emissoras de TV do país. O próximo, entre os candidatos à Presidência, será realizado hoje, sábado (24) pelo maior pool de veículos desta eleição, formado pelo SBT, CNN Brasil, Estadão/Eldorado, Veja, Rádio Nova Brasil e Terra.

E anote aí: a transmissão ao vivo será realizada das 18h15 às 20h30, pelo horário de Brasília. O debate será transmitido pela televisão aberta e por assinatura, rádio, revista, jornal, agência de notícias, internet e redes sociais. Ou seja, terá um alcance inédito para as campanhas e uma versatilidade única para o eleitor, viu?

Ciro Gomes (PDT), Felipe d’Ávila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) estarão no estúdio do SBT detalhando suas propostas para o país, ao longo de quatro blocos.

O ex-presidente e atual candidato pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na noite de ontem, sexta-feira (23), que se ausentará no debate.

Continua após a publicidade

“Eu adoraria participar porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate. É bom participar de debate. Lamentavelmente o debate do SBT demorou um pouco… minha coordenação mandou uma carta falando que era para fazer um pool. Demorou, quando veio a resposta do debate eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo”, afirmou.

Porém, a organização do evento afirma que a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, Nova Brasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano.

Acompanhe o minuto a minuto da CAPRICHO no Twitter:

Como vai funcionar?

E, ah, antes, só um parênteses: a gente sabe que assistir à esse tipo de programa não é tão legal quanto maratonar a nova temporada da sua série preferida, mas diante de uma eleição tão importante quanto a deste ano, é essencial que a gente acompanhe, ok?

Continua após a publicidade

No primeiro bloco, os candidatos farão perguntas entre si seguindo a ordem também determinada por sorteio: Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes, Soraya Thronicke, Padre Kelmon e Felipe d’Ávila. Aquele que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer a tréplica.

No segundo bloco, os candidatos irão responder aos questionamentos dos jornalistas do pool. Cada um dos profissionais escolherá dois candidatos, um para responder e outro para comentar a resposta. O postulante que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário. Cada candidato responde e comenta uma vez.

No terceiro bloco, os concorrentes farão perguntas entre si na ordem inversa do primeiro bloco. O primeiro a perguntar será Felipe d’Ávila seguido de Padre Kelmon, Soraya Thronicke, Ciro Gomes, Lula, Jair Bolsonaro e Simone Tebet. Aquele que perguntar terá direito a réplica, o que responder poderá fazer a tréplica.

No quarto e último bloco, os jornalistas farão perguntas aos postulantes. Assim como no segundo bloco, cada um dos seis jornalistas escolherá dois candidatos, um para responder e outro para comentar a resposta. Aquele que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário.

Cada candidato será chamado uma vez para responder e uma vez para comentar. Após a rodada de perguntas dos jornalistas, cada candidato terá 45 segundos para suas considerações finais, seguindo-se a ordem do sorteio que definiu a posição nos púlpitos: Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Soraya Thronicke, Padre Kelmon e Felipe d’Ávila.

Continua após a publicidade

Os jornalistas que representarão os veículos são Marcelo Torres (SBT), Márcio Gomes (CNN Brasil), Marcelo Godoy (Estadão), Clarissa Oliveira (Veja), Carolina Ercolin (Rádio Eldorado), Diego Amorim (Rádio Nova Brasil), Joice Berth e Tatiana Farah (Terra).

Tá, CAPRICHO, mas porque eu devo assistir?

capinha igtv site
A gente sabe que assistir à esse tipo de programa não é tão legal quanto maratonar a nova temporada da sua série preferida… Barbara Marcantonio/CAPRICHO

É simples: durante a corrida eleitoral, os candidatos tem poucas chances de falar diretamente com toda a população brasileira. Os debates, assim como entrevistas individuais, são uma oportunidade de cada um deles apresentarem suas propostas para o país conversando diretamente com os eleitores – e quando colocados frente a frente com seus adversários.

E ó, uma dica: mais do que votar para presidente, governador e deputados esse ano, o que vale a pena é a gente começar a entender quais pautas que cada um deles apresentam que estão alinhadas com os seus interesses e podem interferir diretamente no nosso dia a dia.

Se você ainda está na escola (ou já está na faculdade) e teve que começar a trabalhar durante a pandemia para ajudar com as contas de casa, é provável que seja por um desses dois motivos. Mesmo que você não entenda muito sobre economia ou como as políticas públicas funcionam, deve ter percebido que a situação não está fácil para ninguém. 

Continua após a publicidade

Então, já sabe, né?! Você não precisa ser expert no assunto, nem entrar em brigas com a sua família ou com os seus amigos por causa disso. Mas prestar atenção no que os candidatos têm a dizer e que pode tornar o seu dia a dia melhor vale a pena – e ajuda até mesmo outros adolescentes como você!

DEBATE ENTRE PRESIDENCIÁVEIS

Realização: SBT, CNN Brasil, Estadão/Eldorado, Veja, Rádio Nova Brasil e Terra.

Data: 24 de setembro de 2022

Horário: das 18h15 às 20h30, pelo horário de Brasília

Publicidade