Vacinas bivalentes contra Covid-19 começam a ser aplicadas no Brasil
Aplicação dos imunizantes atualizados marca nova fase do Calendário Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no país
Começa uma nova fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no Brasil nesta segunda-feira (27). Isso porque os imunizantes bivalentes da Pfizer, aprovados pela Anvisa em novembro do ano passado, começam a ser aplicadas hoje. E isso bem, bem importante para continuar no combate à doença por aqui.
Ah, importante: talvez não seja agora que a nossa galera seja vacinada, viu? O primeiro grupo que poderá receber a vacina é formado por:
- idosos acima de 70 anos;
- pessoas imunocomprometidas (a partir dos 12 anos);
- pessoas vivendo em instituições de longa permanência e os trabalhadores dessas instituições (a partir dos 12 anos);
- indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir dos 12 anos).
Na sequência, a vacinação bivalente ficará disponível para pessoas entre 60 e 69 anos, gestantes e puérperas, e profissionais da saúde, respectivamente. O Ministério da Saúde pretende finalizar essas quatro fases em abril.
Só poderão se vacinar aqueles que já tiverem recebido pelo menos duas doses de reforço, respeitando o intervalo de no mínimo quatro meses da última dose.
São dois os tipos de vacinas bivalentes: a BA.1 e a BA.4/BA.5. Ambas protegem contra a variante original do coronavírus e a Ômicron. Ou seja, são vacinas atualizadas. Cabe ao posto de saúde informar qual delas será aplicada.
É importante ressaltar que os imunizantes monovalentes continuam sendo eficazes, tá? A única coisa é que a vacina bivalente garante uma melhor resposta de proteção, especialmente contra a cepa Ômicron.
Não há previsão de quando as doses estarão liberadas para adolescentes, jovens adultos e adultos. Por isso, a dica é seguir com seu calendário vacinal em dia, para não ser pega(o) de surpresa! 😉